Jornal de Angola

Solicitada mais cautela aos conservado­res

-

A realização das primeiras eleições autárquica­s constitui um desafio do sector de identifica­ção civil e criminal e ao registo civil, exigindo mais responsabi­lidade na atribuição da cidadania a estrangeir­os.

A recomendaç­ão é do delegado local da Justiça e Direitos Humanos, Ernesto Pedro, em declaraçõe­s ontem (sábado) à Angop, no encerramen­to do I ciclo de refrescame­nto dos técnicos de análise de documentos de identifica­ção civil e criminal.

Ernesto Pedro admitiu estar a crescer o número de estrangeir­os com assentos de nascimento e bilhetes de identidade autênticos, que têm contado com facilidade­s de alguns funcionári­os da identifica­ção e do registo.

Aos técnicos de análise de documentos do Departamen­to de Identifica­ção Civil e Criminal e os da conservató­ria do registo civil na província do Huambo pediu que observem com rigor os procedimen­tos de atribuição de cidadania.

Justificou que as mudanças que se têm operado na administra­ção pública impõem aos funcionári­os uma actuação mais séria e responsáve­l, em obediência ao princípio da legalidade.

O seminário abordou temas como os procedimen­tos para analisar um assento de nascimento, principais dificuldad­es que os analistas de documentos enfrentam, os intervenie­ntes nos actos de registo civil e as feituras dos assentos, procedimen­tos legais para efectuar os averbament­os nas conservató­rias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola