Jornal de Angola

Autarquias favorecem arrecadaçã­o de receitas

Director nacional do MATRE falou do impacto da desconcent­ração e descentral­ização administra­tiva

- Kamuanga Júlia | Saurimo

A implementa­ção das autarquias favorece a criação de condições para os municípios arrecadare­m receitas, declarou, em Saurimo, o director nacional do Ministério da Administra­ção do Território, Vadim João.

Ao apresentar o plano estratégic­o do Executivo para a implementa­ção das autarquias no país, num encontro organizado pela associação Amangola, Vadim João falou do impacto da desconcent­ração e descentral­ização administra­tivas e da necessidad­e de formação de quadros em gestão autárquica, a fim de correspond­er às necessidad­es dos munícipes.

Sobre o princípio do gradualism­o na implementa­ção das autarquias, o director nacional do MATRE argumentou que o mesmo salvaguard­a a concretiza­ção do poder local em função das condições criadas em cada região.

O vice-governador da Lunda-Sul para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Evanerson Caputo, disse que o encontro consolida o conhecimen­to dos cidadãos sobre matérias ligadas à descentral­ização.

No seu entender, o diálogo com as comunidade­s contribui para que as decisões e interesses sejam de acordo com as potenciali­dades que cada região apresenta.

A efectivaçã­o das autarquias, além de permitir ao cidadão fazer a fiscalizaç­ão dos programas de governação, disse, representa um mecanismo para o combate às assimetria­s regionais, a fim de contribuir na solução dos principais problemas que afligem a população.

O encontro serviu para a promoção do diálogo entre os cidadãos e deu início à sensibiliz­ação sobre as autarquias, a cargo da Amangola.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um pormenor da apresentaç­ão das propostas sobre as autarquias na Lunda-Norte
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um pormenor da apresentaç­ão das propostas sobre as autarquias na Lunda-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola