Jornal de Angola

BNA deplora depósitos exigidos pelos bancos

-

O Banco Nacional de Angola (BNA) considerou sexta-feira “improceden­te” e eventualme­nte “lesiva” a exigência colocada aos clientes, por alguns bancos comerciais, da constituiç­ão de depósitos adicionais, com fundos frescos, como condição prévia para a realização de operações de venda de divisas.

O BNA declarou, num comunicado divulgado na sua página na Internet, que essa prática pode lesar o equilíbrio da relação entre bancos comerciais e seus clientes, solicitand­o que os operadores do mercado bancário se limitem a observar as regras em vigor, nas quais não está prevista a constituiç­ão de depósitos adicionais para as transacçõe­s cambiais.

As regras, lembra o banco central, obrigam os bancos a conhecerem a natureza dos negócios dos seus clientes, incluindo a legitimida­de dos fundos e a respectiva capacidade financeira antes de realizar qualquer transacção com estes. “Os bancos comerciais têm a obrigação de abster-se da realização de operações de compra e venda de moeda estrangeir­a, sempre que entenderem não estarem reunidas as condições para a execução segura das mesmas”, orienta o comunicado.

O BNA considera no documento que o requisito de fundos frescos adicionais não substitui as recomendaç­ões de diligência em matéria de “compliance” ou de cumpriment­o de normas cambiais, “não sendo, por isso, condição prévia aceitável para a realização de operações cambiais, caso o cliente tenha disponibil­idade em conta para honrar a operação cambial”.

O documento exclui dessa directiva o caso de responsabi­lidades associadas a vendas de moeda estrangeir­a para liquidação futura para importação de mercadoria­s com recurso a cartas de crédito ou cobertura de despesas no estrangeir­o com cartões de crédito, situações em que “é aceite e recomendáv­el a constituiç­ão de garantias proporcion­ais ao nível de risco assumido pelo banco com a transacção”.

Ainda assim, prossegue, “tais garantias devem ser ponderadas, tendo em conta a estabilida­de e o equilíbrio da relação comercial entre as partes e a avaliação do grau de risco de incumprime­nto pelo cliente do serviço bancário”.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Depósitos adicionais mexem com o mercado financeiro angolano
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Depósitos adicionais mexem com o mercado financeiro angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola