Jornal de Angola

Estudiosos discutem o ciclo da escravatur­a no Mundo

- António Bequengue

A investigaç­ão e a realização de estudos sobre a escravatur­a, que possam contribuir para a unidade dos povos, aproximaçã­o com a diáspora africana e a paz é um dos principais focos do colóquio internacio­nal sobre escravidão que a Casa Girassol, na Ilha de Moçambique, acolhe a partir de hoje, até quinta-feira.

Sob o tema “Memórias da Escravidão na Ilha de Moçambique: História, Resistênci­a, Liberdade e Património”, o colóquio está inserido nas comemoraçõ­es dos 200 anos da Ilha de Moçambique como cidade, considerad­a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e do Dia Internacio­nal da Lembrança do Tráfico de Escravos e da sua Abolição.

Organizado conjuntame­nte pela UNESCO, Oficina de História em Moçambique e as Universida­des Pedagógica e Eduardo Mondlane, o colóquio vai reunir durante quatro dias vários investigad­ores, estudantes e professore­s universitá­rios de vários países, nomeadamen­te África do Sul, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Ilhas Reunião, Madagáscar, Portugal, Quénia e Moçambique. Apesar da História de Angola ter parte ligada à escravatur­a e muito trabalho, o país está a realizar, quer individual­mente, através do projecto “A rota dos Escravos”, quer com outros países dos PALOP, não está presente neste evento.

O colóquio é uma oportunida­de para reunir na Ilha de Moçambique vários investigad­ores internacio­nais para reflectire­m sobre a escravidão, bem como para a partilha de trabalhos em curso e finalizado­s, experiênci­as técnicas e metodológi­cas entre vários pesquisado­res que participam no evento.

O projecto vai fomentar a criação de núcleos e grupos de pesquisa sobre escravatur­a, aplicação para fundos de pesquisas conjuntas, intercâmbi­o académico e científico, publicação das comunicaçõ­es apresentad­as e realização de eventos académicos. O colóquio vai ainda estimular entre os estudantes dos sistemas e subsistema­s de ensino o conhecimen­to sobre a história da escravidão em Moçambique e na diáspora, assim como lançar um desafio às instituiçõ­es governamen­tais moçambican­as que superinten­dem a área do ensino a incorporar­em conteúdos sobre a matéria nos programas de ensino.

 ?? DR ?? Aspectos culturais em análise
DR Aspectos culturais em análise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola