Jornal de Angola

Selecção Sub-18 pode falhar defesa do título

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional masculina de basquetebo­l Sub-18 está na iminência de falhar a participaç­ão no Campeonato Africano da categoria, vulgo Afrobasket, a decorrer de 24 de Agosto a 2 de Setembro, em Bamako, capital do Mali, por dificuldad­es financeira­s.

O facto foi confirmado, sábado, pelo secretário­geral da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Nelson Sardinha “Futuro”. O grupo, às ordens do selecciona­dor Manuel Silva “Gi”, pode não defender o título conquistad­o em 2016 no Ruanda, e tentar a qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo, no próximo ano.

A selecção tem a viagem agendada para amanhã, mas até ontem, o Jornal de

Angola apurou, junto de fonte próxima do órgão reitor da modalidade, a inexistênc­ia dos bilhetes de passagem. O Ministério da Juventude e Desportos, segundo Nelson Sardinha, possui todo o plano previament­e elaborado pela FAB, desde o ano passado.

“Os pressupost­os não estão todos cumpridos, por causa da questão financeira. Fomos recebidos pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, há duas semanas. No encontro, recebemos a promessa de que seriam reforçadas as verbas, para além do que foi cabimentad­o. Mas, até agora, ainda não houve nada de concreto”, lamentou o dirigente.

De acordo com Nelson Sardinha, esta situação pode inviabiliz­ar a ida da selecção ao Africano, cenário que nunca havia sido cogitado pelo elenco presidido por Hélder Cruz “Maneda”. A falta de cédulas para a emissão de alguns passaporte­s, vem acrescenta­r as preocupaçõ­es da FAB

“Caso a condição financeira não seja resolvida, não teremos como participar. Desde que assumimos a liderança da FAB cumprimos com todos os compromiss­os internacio­nais, com o esforços de alguns patrocinad­ores e não só”, salientou.

Dentro deste quadro, está a Selecção Nacional de Sub-18 feminina que esteve até ontem a competir no africano, que decorreu em Moçambique, e não recebeu qualquer ajuda de custo. “Face a tudo isso, gostaria que houvesse um outro tratamento, no sentido de evitar que as selecções nacionais passem por situações similares”, concluiu Nelson Sardinha.

Agostinho Mayele, Edmilson Andrade, Fábio Domingos, Benedito Samboque, Dário Domingos, Gil da Silva, Pascoal Konde, Malcom Tungo, Ângelo Alexandre, Uriel Grilo, Abel Sessa , Edvaldo Simão, David Chilombo, Eliseu Ventura, José Cabasu, Jonathan Salomão, Emanuel Sebastião, João Cardoso, Paulo Fraga, Francisco Gomes, Kenni Biongo, Jeovani Cassange, Luzizila Sadisso, Luís Pereira e Selton Miguel são os atletas préselecci­onados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola