Jornal de Angola

Morreu o empresário Pedro Queiroz Pereira

-

Morreu o empresário Pedro Queiroz Pereira, presidente do conselho de administra­ção da Semapa e da Navigator, e dono de uma das maiores fortunas de Portugal. A notícia foi avançada ontem pela imprensa portuguesa. Pedro Queiroz Pereira tinha 69 anos e morreu na sequência de um ataque cardíaco fulminante.

A revista Forbes Portugal divulgou em Julho a lista das dez maiores fortunas de Portugal, na qual o dono do Grupo Semapa (proprietár­io da cimenteira Secil e do The Navigator Group) aparecia na quinta posição, com uma fortuna estimada em 1.129 milhões de euros. No ranking da Exame, Queiroz Pereira estava em sétimo lugar com um património avaliado em mais de 700 milhões de euros.

Nascido numa das famílias mais ricas do Estado Novo, filho do empresário a quem o ditador Salazar entregou a construção do primeiro hotel de luxo de Lisboa – o Ritz – Pedro Queiroz Pereira ganhou o gosto pela competição automóvel, concretiza­do no Brasil, para onde a família se refugiou a seguir ao 25 de Abril, na sequência das nacionaliz­ações do PREC.

Viveu no Brasil entre 1975 e 1987 e foi lá que correu em vários desportos automóveis, incluindo na Fórmula 2, chegando a travar amizade e a competir com um homem que viria a ser uma das maiores lendas da Fórmula 1, o piloto brasileiro Ayrton Senna. Foi precisamen­te nos tempos de piloto que passou a ser conhecido por PêQuêPê.

Quando o pai, Manuel Queiroz Pereira, morreu, PQP voltou a Portugal para dirigir algumas das empresas herdadas, tendo entretanto comprado aos outros accionista­s a Secil, em 1995. Apesar de o nome de família ter ficado ligado ao primeiro hotel de luxo em Portugal, o Ritz, Pedro Queiroz Pereira é sobretudo visto como um industrial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola