Jornal de Angola

Tribunal condena à morte 45 apoiantes de Kadhafi

-

Um tribunal líbio condenou à morte 45 militantes acusados de terem morto manifestan­tes na capital líbia, Tripoli, durante a revolta contra o regime de Muammar Kadhafi, em 2011, indicou o Ministério da Justiça.

Pelo menos 124 pessoas, todas sob custódia, estão a ser julgadas neste caso, precisou o Ministério em comunicado, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Desses detidos, 45 foram condenados à morte por fuzilament­o, quatro a cinco anos de prisão e 22 foram absolvidos pelo tribunal de segunda instância da cidade de Tripoli.

O caso remonta a 21 de Agosto de 2011, data do início das manifestaç­ões na capital líbia contra o regime de Muammar Kadhafi, seis meses após a eclosão de uma revolta para o depor.

Militantes pró-Kadhafi terão então aberto fogo e matado dezenas de manifestan­tes perto do bairro de Abu Slim.

Muammar Kadhafi foi capturado e morto pelos rebeldes com a ajuda da OTAN em Outubro de 2011, próximo da sua cidade natal, Sirte. Em virtude de tudo o que depois se passou, a Líbia acolhe actualment­e cerca de 679 mil pessoas em situação irregular, das quais 8 por cento são menores, indicou a Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM).

A OIM precisa que os migrantes são originário­s de 42 países, tendo 65 por cento vindo do Egipto, Sudão, Chade e Níger.

A costa líbia entre Tripoli e a fronteira com a Tunísia tem sido nos últimos anos o principal reduto das máfias que traficam seres humanos. Dados da OIM indicam que mais de 171.635 imigrantes clandestin­os conseguira­m chegar à Europa em 2017, enquanto 3.116 desaparece­ram no Mediterrân­eo. Em Janeiro deste ano mais de 6.200 fizeram a travessia e 359 morreram na tentativa de a fazer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola