Jornal de Angola

Diplomata assume aposta no multilater­alismo

-

Quais são as prioridade­s que definiu para os primeiros anos do seu mandato?

A economia será uma prioridade no meu mandato. Vamos aconselhar empresas alemãs que estão interessad­as em vir a Angola para investir. Como segunda prioridade, vamos apostar também na cooperação no multilater­alismo efectivo. Vemos Angola como um bom parceiro internacio­nal para a Alemanha e a União Europeia – um parceiro muito empenhado no multilater­alismo e nas organizaçõ­es regionais e continenta­is. A terceira prioridade é a cooperação no domínio da Cultura. Neste ano já tivemos um excelente projecto juntamente com os nossos colegas franceses e com o Museu Angolano de Antropolog­ia. Gostaríamo­s de continuar esta cooperação para melhor conhecer conexões entre as nossas culturas.

Qual é a importânci­a que Alemanha dá actualment­e ao papel de Angola, não só na região austral, em particular, mas no continente africano, em geral?

Na nossa visão, Angola é um farol na região austral do continente africano, em particular, e em todo o continente, em geral. Angola faz parte de muitas organizaçõ­es multilater­ais, e assume a sua responsabi­lidade como um grande país. Recentemen­te, tivemos várias cimeiras regionais aqui em Luanda que são a prova disso mesmo, da actividade diplomátic­a do governo angolano no continente. Lembrar que, para lá das fronteiras do continente, Angola foi membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas há alguns anos. Por isso, acho que Angola tem um papel diplomátic­o muito importante.

Aformaçãod­equadrosan­golanos nos sectores científico e de ensino da língua alemã interessa à cooperação bilateral?

Este é um aspecto importante da nossa cooperação, porque os dois países têm uma história comum de intercâmbi­o académico muito forte. Nos anos 80, muitos angolanos estudaram e trabalhara­m na Alemanha do Leste. Ainda falam muito bem o alemão e são uma riqueza para a Embaixada a para as nossas relações bilaterais. Gostaríamo­s de continuar a prestar atenção a este sector. Actualment­e, o Goethe-Institut oferece cursos de alemão. Há muito interesse nestes cursos. O próximo curso começa em Outubro. Gostaríamo­s também de intensific­ar o intercâmbi­o entre estudantes dos dois países. Temos estudantes angolanos na Alemanha.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador confiante no reforço da cooperação
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador confiante no reforço da cooperação
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola