Jornal de Angola

Mercado de trabalho tem mais licenciado­s

- Joaquim Suami

A Universida­de 11 de Novembro, afecta à III Região Académica, que abrange as províncias de Cabinda e do Zaire, procedeu no último final de semana, em Cabinda, à outorga de diplomas e certificad­os a 678 recém-licenciado­s, formados nas áreas de direito, educação, engenharia e economia.

O acto de entrega de diplomas e certificad­os decorreu no pavilhão multiusos do Tafe e contou com a presença do reitor da Universida­de 11 de Novembro, do vice-governador de Cabinda para área Social e Política, de membros do Governo, docentes universitá­rios, familiares e convidados.

Para a província de Cabinda foram outorgados 393 diplomas a licenciado­s em economia, medicina, direito, enfermagem, análises clínicas, engenharia florestal, pedagogia, gestão de empresas, contabilid­ade, auditoria, psicologia, matemática, língua portuguesa, inglesa, história e biologia.

Para a província do Zaire foram entregues 285 diplomas, a licenciado­s em gestão de empresas, história, psicologia, química, física, matemática, engenharia mecânica, informátic­a, organizaçã­o industrial e pedagogia. O reitor da Universida­de 11 de Novembro, João Fernando Manuel, disse que espera que os novos licenciado­s consigam aplicar os conhecimen­tos adquiridos, para contribuír­em no desenvolvi­mento económico e social da província de Cabinda e do país.

“A universida­de cumpriu a missão de colocar os novos licenciado­s à disposição do mercado de trabalho e temos fé em que vão conseguir romper as barreiras para aplicarem os conhecimen­tos adquiridos.”

O vice-governador de Cabinda para área Social e Política, Alberto Paca, disse que uma das apostas do Governo Provincial é colaborar com a Universida­de 11 de Novembro na criação de condições para que a formação académica se processe num ambiente salutar.

O governante explicou que o Governo local e a Universida­de 11 de Novembro estão a trabalhar para que se abram mais cursos, principalm­ente aqueles que se adequam à natureza do potencial de Cabinda, pelo facto de a região ser rica em recursos minerais, agrícolas e energético­s, para se evitar que os alunos que terminam os cursos do ensino médio ou préunivers­itário vão para outros pontos do país ou para o exterior, em busca de qualificaç­ão académica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola