Jornal de Angola

Alexia Dizeko brilha e entra no cinco ideal

Antónia Miguel com uma média de 27,2 minutos por jogo foi a atleta mais utilizada pelo selecciona­dor nacional Aníbal Moreira

- Anaximandr­o Magalhães

A extremo-base Alexia Shanice dos Santos Dizeko, 17 anos, 1,82 metros, foi a única jogadora angolana eleita para o cinco ideal do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, feminino Sub-18, disputado de 10 a 19 do corrente na cidade de Maputo, capital moçambican­a, cujo título de campeão foi revalidado pelo Mali, após vitória na final, por 86-33, sobre o país anfitrião.

Filipa Castro, moçambican­a, Assetou Sissoko e Aminata Sangare, malianas e Belle Murikatete, ruandesa, completam a lista.

Nascida na Suíça, mas filha de mãe angolana, Dizeko consta ainda da lista de melhores marcadoras, ocupando a quinta posição. No total, em 25,5 minutos de tempo de utilização por desafio, a jogadora marcou 77 pontos, uma média de 12,8 por encontro. A maior cifra de pontos, 21, num só jogo, foi diante de Moçambique, nas meias-finais.

Contra o Rwanda, na disputa pelo terceiro lugar, que permitiu ao cinco nacional orientado por Aníbal Moreira melhorar a quarta posição conquistad­a no africano de 2016, Alexia converteu 18 pontos, contra o Egipto (16), nos oitavos-de-final, Congo Democrátic­o (14), Uganda (seis) e Mali (dois), sendo estas três partidas referentes à primeira fase.

Antónia Luís Miguel foi a atleta com mais tempo de jogo, 27,2 minutos, e uma média de 8,8 pontos marcados em cada um dos seis duelos. Tatiana Miguel foi a segunda mais utilizada pelo selecciona­dor, com 23,7 e 6,3 pontos por jogo.

Em seis partidas, Angola, medalha de bronze, ganhou quatro jogos, 63-29, diante do Uganda, 56-27, Congo Democrátic­o, 54-38, Egipto, e 5946, Rwanda, e perdeu dois, Mali, 44-80, e 49-53 frente a Moçambique, nas meias-finais.

No cômputo geral, a Selecção Nacional marcou 325 e sofreu 273 pontos, uma média de 54,2 encestados e 45,5 sofridos.

Nos números, à frente das comandadas de Aníbal Moreira, coadjuvado nas funções por Elisa Pires e Fernando Sapalo, e Dário António, preparador físico, ficaram Mali e Moçambique, representa­ntes de África, no próximo Campeonato do Mundo de Sub-19.

Eis as 12 atletas selecciona­das: Marioneth Silva, Helena Pululu, Antónia Miguel, Cristina Lourenço, Júlia Francisco, Maria Boavida, Antonieta Vidal, Isabel Fernando, Magda Mussol, Tatiana Miguel, Alexia Dizeco e Maria Macedo.

A classifica­ção geral ficou assim ordenada: Mali, Moçambique, Angola, Rwanda, Egipto, Cabo Verde, Congo Democrátic­o e Uganda.

Antónia Luís Miguel foi a atleta com mais tempo de jogo, 27,2 minutos, e uma média de 8,8 pontos marcados em cada um dos seis duelos

 ?? DR ?? Dizeko ao centro a exibir o troféu conquistad­o a custa de muito esforço e suor
DR Dizeko ao centro a exibir o troféu conquistad­o a custa de muito esforço e suor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola