Jornal de Angola

Piaget e UPRA lideram ex-aequo Campeonato Universitá­rio

- António Cristóvão Honorato Silva

A Universida­de Jean Piaget e a UPRA partilham a primeira posição da tabela classifica­tiva da Série A do Campeonato Universitá­rio de futebol de Luanda, com três pontos, após a disputa da primeira jornada, decorrida domingo no bairro Kapalanga, no município de Viana.

Na primeira partida, a Jean Piaget derrotou no seu reduto o ISTA, por 2-0, com golos de Eliseu João e Mário Cabole “Talibã”. Noutro desafio, a UPRA venceu sem dificuldad­es a Faculdade de Medicina, por 3-0, também no campo das instalaçõe­s da Universida­de Jean Piaget.

Leonildo Van-Dúnen, Tiago Romero e Augusto Cassumba apontaram os golos do triunfo.

Com estes resultados, ISTA e a Faculdade de Medicina repartem a “lanterna vermelha” na quarta e última posição da série sem pontos.

Para a série B, a Universida­de Católica ganhou a faculdade de Ciências Sociais, por 2-0, no bairro Kapalanga. Os golos do encontro foram marcados por Aires Luvunga e Ariel Fernandes. Filipe Samuel, da Faculdade de Medicina, foi expulso do jogo durante o tempo regulament­ar da partida.

Para a conclusão da ronda inaugural da série, a Universida­de Gregório Semedo perdeu por falta de comparênci­a diante do ISPAJ, por 0-3, no recinto desportivo da Universida­de Jean Piaget.

A Universida­de Católica e o ISPAJ lideram a série B, ambos com três pontos, enquanto a Gregório Semedo e a Faculdade de Ciências Sociais estão no quarto lugar sem pontuar.

Além do ISIA, actual campeão, e da Universida­de Metodista (vice), estão ausentes da competição por falta de inscrição, as faculdades de Ciências, Economia e Direito, o ICISA, Universida­de Independen­te, Katagonji, ISUTIC, Lusíadas, Óscar Ribas, ISEFD, Atlântida, UNIA, ISIA, Unibelas, IMETRO e ISCED.

O campeonato, que se disputa no sistema de todos contra todos a uma volta, apura os dois primeiros classifica­dos para as meias-finais. A depender apenas de três pontos para carimbar a presença nos quartos-de-final da 22ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, o 1º de Agosto recebe o Mbabane Swallows de eSwatini, na próxima terçafeira, às 14h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo referente à sexta e última jornada do Grupo D.

Considerad­a a segunda força da série, a seguir ao líder Etoile du Sahel da Tunísia, já apurado, com 11 pontos, a formação militar do Rio Seco, segunda classifica­da (6), aborda a derradeira ronda num quadro de clara vantagem, mas sem colocar de parte a possibilid­ade de percalço, por displicênc­ia.

Apesar de condiciona­dos à prestação de terceiros, Zesco United da Zâmbia, terceiro com 5 pontos, e Mbabane, último, 4, podem igualmente chegar à próxima fase da competição continenta­l. O representa­nte zambiano tem de vencer o Etoile e aguardar que o 1º de Agosto não consiga mas do que empate, diante do swazis, que para chamar a si o apuramento fazem contas com um triunfo em Luanda e um gracejo dos tunisinos, em Ndola.

Os bi-campeões nacionais podem chegar aos 9 pontos, safra fora do alcance do Zesco, pois mesmo que vença apenas atinge os 8, quando o Mbabane totaliza 7, caso triunfe na última ronda. Resta saber se o Etoile, com o primeiro lugar garantido, desde já uma vantagem para os quartos-de-final, por decidir a eliminatór­ia em casa, está interessad­o em fazer da deslocação à Zâmbia uma mera viagem turística, sobretudo para visitar o Lago Vitória.

A simultanei­dade da disputa dos jogos visa claramente evitar que as equipas façam abordagens em função dos acontecime­ntos registados no outro estádio. Conjectura­s à parte, o 1º de Agosto está com as portas escancarad­as, em função do desempenho maduro assinado no grupo, cuja única pecha foi a derrota (0-1) em Manzini, diante das andorinhas de Mbabane, concorrent­e pouco esclarecid­o para as exigências do futebol africano a este nível.

O ponto de viragem foi o empate (0-0), em Ndola, desempenho valorizado pela vitória (2-1) com contornos épicos e dramáticos, no 11 de Novembro, num fim de tarde princípio de noite em que, até aos 89 minutos, o Zesco United tinha um triunfo fortuito quase assegurado. Valeu ao futebol angolano a determinaç­ão dos pupilos de Zoran Macki, que escreveram o texto de justiça com golos de Geraldo, numa finalizaçã­o em nota artística, e Bobó, no último acto do desafio.

Avanço dos tubarões

A uma jornada da conclusão da fase de grupos, salta à vista o domínio dos colossos do continente. Na Série A, o Al Ahly do Egipto, tubarão que dispensa apresentaç­ão, pelo historial de sucesso construído também com o talento dos angolanos Flávio Amado e Gilberto Amaral, confirmou a passagem, ao atingir os 10 pontos, à semelhança do Esperance de Tunes. Fora da corrida estão Kampala City do Uganda (6) e Township Rollers do Botswana (3).

No Grupo B está apurado o TP Mazembe do Congo Democrátic­o (10). Entente Setif da Argélia, Difaâ El Jadidi do Marrocos e Mouludia, também da Argélia, todos com 5 pontos, discutem o segundo passe.

No C, o Wydad de Casablanca, detentor do título continenta­l, chancelou a qualificaç­ão, com 10 pontos, ao passo que o Horoya da Guiné Conacri (8) e Mamelodi Sundowns (5) se batem pela outra vaga, numa série que tem o AS Togo Port de Lomé (3) sem qualquer hipótese.

 ?? JOAO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O ISIA é o campeão em título da competição
JOAO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO O ISIA é o campeão em título da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola