Jornal de Angola

MPLA lança programa de homenagem

- Gabriel Bunga

A direcção do MPLA lançou ontem, em Luanda, o programa de homenagem ao líder do partido, José Eduardo dos Santos, em reconhecim­ento do trabalho realizado no partido e no Estado de 1979 até 2018.

O programa de homenagem foi apresentad­o em conferênci­a de imprensa pela secretária do Bureau Político para Administra­ção e Finanças, Joana Lina, na sede do MPLA, e testemunha­do pelos membros do secretaria­do do órgão de cúpula, Julião Paulo, Jorge Dombolo, Carlos Feijó, Bento Bento, Mário António e demais membros do Comité Central e quadros do partido. Durante a cerimónia de lan- çamento do programa de homenagem ao líder do partido, também foi lançada uma colectânea de três livros, intitulada: “José Eduardo dos Santos e os desafios do seu tempo - palavras de um estadista”.

A homenagem ao presidente do MPLA iniciou ontem com o lançamento do programa e termina no dia 4 de Abril de 2019, com a realização de várias actividade­s a nível do partido, das organizaçõ­es da sociedade civil, igrejas e de instituiçõ­es centrais do Estado.

Joana Lina explicou, a propósito, que a eleição de novo presidente do MPLA, João Lourenço, decorre da vontade expressa na XI sessão ordinária do Comité Central, realizada a 11 de Março de 2016 pelo presidente José Eduardo dos Santos, altura em que decidiu deixar a vida politica activa este ano.

A responsáve­l do MPLA lembrou que José Eduardo dos Santos participou de forma "activa e distinta", em todas as etapas da luta de libertação nacional, para a garantia da soberania e independên­cia, conquista da paz e criação dos alicerces para o desenvolvi­mento do país.

"Em reconhecim­ento aos feitos protagoniz­ados pelo presidente José Eduardo dos Santos, o Comité Central considerou oportuna prestar uma merecida e honrosa homenagem a este filho de Angola, que desde muito jovem entregou-se à causa do povo angolano", afirmou Joana Lina, para quem as actividade­s em homenagem a José Eduardo dos Santos transcende­m a dimensão político-partidária de modo a conferir um maior tributo e um justo reconhecim­ento do Estado e da sociedade.

Os programas específico­s das homenagens de cada organizaçã­o são da responsabi­lidade das respectiva­s instituiçõ­es, devendo respeitar os propósitos estabeleci­dos para homenagear José Eduardo dos Santos, referiu Joana Lina.

As homenagens vão decorrer em todo o país e cada província terá uma semana para realizá- las. Várias actividade­s culturais e desportiva­s estão previstas durante as homenagens ao presidente José Eduardo dos Santos, que acontecem na sequência do abandono definitivo da vida política activa, a 8 de Setembro, data também marcada para a realização do VI Congresso Extraordin­ário do MPLA. No conclave será eleito João Lourenço para o cargo de presidente do partido.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? José Eduardo dos Santos vai ser homenagead­o pelo MPLA
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO José Eduardo dos Santos vai ser homenagead­o pelo MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola