Jornal de Angola

Carvão: negócio rentável

-

ao longo do percurso CaxitoUíge, o abate indiscrimi­nado de árvores, para a feitura do carvão, um dos negócios mais rentáveis por estas paragens. O amontoado de sacos de carvão à berma da estrada, esperando carregamen­to, sobretudo, para os principais mercados informais de Luanda, espelha essa realidade.

Mas, no percurso até à cidade do Uíge, também se pode contemplar o potencial económico das duas regiões (Bengo e Uíge). Ao longo da via, diversos produtos hortícolas e frutas são expostos para apreciação e compra por transeunte­s.

Aspecto positivo é não termos ouvido quaisquer relatos ou queixas de camponeses sobre o apodrecime­nto de produtos no campo, por falta de escoamento.

Às primeiras horas da manhã, observase a compra massiva de produtos ao longo da estrada, por indivíduos que se deslocam de propósito àquelas paragens. A mandioca, banana pão e de mesa, fuba de bombó, jinguba, batatadoce e a kizaka são os principais produtos de maior concorrênc­ia.

Os preços dos produtos na via são ali ci antes. Por exemplo, um cacho grande de banana de mesa é comerciali­zado entre 800 e 1.000 kwanzas, quando na capital, Luanda, seis bananas podem ser vendidas por mais de 400. O balde médio de batatadoce e um monte com cerca de dez mandiocas são vendidos cada 500 kwanzas, quando estes produtos nas praças de Luanda chegam a ser comerciali­zados, em montinhos, por 500 kwanzas.

Entretanto, apesar de todos os percalços, os viajantes afirmam que vale a pena fazer

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ao longo do percurso é constante a venda de carvão uma viagem até ao Uíge, uma província do norte com uma área de 58.698 quilómetro­s quadrados e cerca de 1.400.000 de habitantes.A “Terra do bago vermelho” faz fronteira a oeste com a província do Zaire, a norte e a leste com a República Democrátic­a do Congo, a sudeste com Malanje e a sul com Cuanza-Norte e Bengo.
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ao longo do percurso é constante a venda de carvão uma viagem até ao Uíge, uma província do norte com uma área de 58.698 quilómetro­s quadrados e cerca de 1.400.000 de habitantes.A “Terra do bago vermelho” faz fronteira a oeste com a província do Zaire, a norte e a leste com a República Democrátic­a do Congo, a sudeste com Malanje e a sul com Cuanza-Norte e Bengo.
 ??  ?? É notável,
É notável,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola