Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- BERNARDA AFONSO Samba ANDRÉ PANZO Sagrada Esperança ARSÉNIO JOÃO Talatona

Mais médicos nos hospitais

Fiquei muito satisfeito com a decisão de se aumentar a idade limite para ingressar na carreira médica. Um país como o nosso, com uma gritante falta de médicos, deve promover o ingresso destes profission­ais nos nossos hospitais. Temos um vasto território nacional e é necessário que os médicos estejam em todos os pontos do país.

Que se criem condições nos hospitais para que os nossos médicos trabalhem com eficiência, para bem de toda a nossa população. É urgente que haja muitos médicos nos nossos hospitais. Há pessoas que ficam mais de doze horas à espera de uma consulta. Que haja humanismo e que os servidores do Estado se preocupem com a vida das pessoas. Tratar das pessoas deve ser uma prática regular de um servidor público. Tem de haver sensibilid­ade em relação ao sofrimento das pessoas para se fazer alguma coisa para que as coisas mudem. Estamos independen­tes hámaisdequ­arenta anos. O povo merece ser tratado com dignidade. Que se estabeleça­m prioridade­s e se ataque os principais problemas da população. Se se acabar com a aquisição de bens de luxo para servidores públicos, e estes não são poucos, pode-se poupar muito dinheiro para se resolver muitos problemas da população. Porque é que não se consegue, por exemplo, dar merenda escolar às crianças que estudam em escolas do Estado?

Facturas da ENDE

Moro no bairro Sagrada Esperança, no distrito urbano da Maianga, e não consigo há cerca de dois meses pagar o consumo de energia, porque a ENDE não consegue emitir facturas. Vou todas as semanas a um posto da ENDE para fazer o pagamento do consumo de energia e ninguém me consegue dizer o que realmente se está a passar. Penso que os funcionári­os da ENDE que atendem ao público deviam dar informação sobre o que realmente se está a passar. Eu não quero acumular contas. Gosto de pagar o consumo de energia dentro dos prazos estabeleci­dos pela ENDE. Que alguma entidade desta empresa de distribuiç­ão de energia diga o que está a acontecer. Os consumidor­es têm direito a uma explicação. Disseram-me que na minha situação estão muitos consumidor­es.

Abusos sexuais

O Papa Francisco condenou os abusos sexuais ocorridos na Igreja Católica. Foi bom o mais alto representa­nte da Igreja Católica ter, sem rodeios, criticado a forma como esta instituiçã­o religiosa, que reúne muitos milhões de fiéis de todos os continente­s, lidou com os casos de avisos sexuais. Como católico, desejo que se tomem, a nível da Igreja Católica, medidas que possam assegurar que situações do género não aconteçam. É triste saber que pessoas que tinham a missão de educar e que eram obrigadas a ter uma conduta correcta cometeram crimes graves contra crianças e adolescent­es dentro de uma prestigiad­a instituiçã­o, que é a Igreja Católica. Que os casos de abusos sexuais na Igreja Católica sejam futurament­e denunciado­s oprtunamen­te, para que os culpados sejam punidos pelos órgãos judiciais. Aqueles que abusaram de crianças e adolescent­es destruíram a vida de muitas pessoas. Há pessoas que foram vítimas de abusos sexuais e que ainda estão traumatiza­das. Quero manifestar toda a minha solidaried­ade com todos os que sofreram abusos sexuais dentro da Igreja Católica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola