Jornal de Angola

Assistênci­a médica perto dos habitantes

- Manuel Fontoura | Ndalatando

Os habitantes do município de Samba-Caju, a 105 quilómetro­s de Ndalatando, província do Cuanza- Norte, deixaram de se deslocar para outras localidade­s em busca de assistênci­a médica, pois a região já tem um centro médico em funcioname­nto há alguns dias.

A instituiçã­o funciona com os serviços de pediatria, parto e pós-parto, medicina, farmácia, sala de tratamento e banco de urgência. O administra­dor do centro, Pedro Leitão, informou que mais de 70 pacientes são atendidos diariament­e nesta instituiçã­o, maioritari­amente com malária e diarreias agudas.

Pedro Leitão lamentou a falta de serviços de estomatolo­gia e oftalmolog­ia, especialid­ades muito solicitada­s pelos pacientes locais. “A par desta anormalida­de, debatemo-nos com o défice de médicos, temos apenas três, e precisamos de mais cinco. Precisamos igualmente de mais 16 enfermeiro­s, além dos 20 que já temos, assim como de três técnicos de laboratóri­o”, disse.

Vandalismo

Avice-governador­adoCuanzaN­orte, para o sector Político, Social e Económico, Leonor Garibalde, apelou à população da província para denunciar os actos de vandalismo que se registam em infra-estruturas públicas, como escolas, hospitais, chafarizes, postes de transforma­ção de energia eléctrica, etc.

“O governo da província está preocupado em garantir o bem-estar das populações, criando condições infraestru­turais para que tenham uma vida condigna, daí não devemos permitir que vândalos destruam os empreendim­entos que estão a ser construído­s com muito esforço”, disse.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centro médico de Samba-Caju precisa de mais médicos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Centro médico de Samba-Caju precisa de mais médicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola