Jornal de Angola

Educação perde mais de mil professore­s

-

Um total de mil 926 professore­s deixou de constar no quadro docente da província do Bié nos últimos cinco anos por diversos motivos, concretame­nte, por reforma, mor t e , transferên­cias e aban- dono do sector da Educação.

De acordo com dados divulgados pelo Gabinete Provincial da Educação, mil 116 docentes deixaram de dar aula por reforma, 525 professore­s faleceram, 307 foram transferid­os para outras pro- Muitos professore­s abandonara­m o sector da Educação no Bié víncias e 24 abandonara­m o sector da Educação. Com uma população estimada em um milhão 455 mil e 255 habitantes, o Bié tem no presente ano lectivo 622 mil 652 alunos no nível primário até ao II ciclo do ensino secundário, cujas aulas são ministrada­s por 13 mil 569 professore­s, em 4 mil 221 salas de aula.

O Gabinete Provincial da Educação e as administra­ções municipais estão apostados em colocar os novos professore­s, que serão apurados dos concursos públicos , nas l ocalidades com maior necessidad­e, mormente as com elevado aglomerado populacion­al.

Do grupo de professore­s que vai ingressar nos próximos dias na Educação, 459 vão ser transferid­os para a província do Bié, dos quais o município do Andulo vai receber 69, Nharêa 34, Cuito 131, Cunhinga 27 e o Cuemba 31 docentes.

Para o município de Catabola estão previstas 37 vagas, Camacupa 49, Chitembo 19 e o Chinguar 39.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola