Jornal de Angola

Treinadore­s aprimoram técnicas nos Coqueiros

- Teresa Luís

Vinte e quatro monitores, em ambos os sexos, participam desde segunda-feira até 1 de Setembro, do curso de treinadore­s de nível I, promovido pela Federação Internacio­nal de Atletismo (IAAF), a decorrer numa das salas e na pista do Estádio Municipal dos Coqueiros.

Com duas sessões diárias, sendo uma teórica e a outra prática. A primeira acontece das 8h00 às 1 2h00, e a segunda entre as 14h00 e as 17h00. Em declaraçõe­s ao JornaldeAn­gola, o presidente do órgão reitor da modalidade no país, Bernardo João, assegurou que a acção formativa visa potenciali­zar os monitores com técnicas.

“Deste modo acreditamo­s que vão exercer melhor as suas actividade­s na área da massificaç­ão. Havia algumas debilidade­s. Por isso, em Outubro do ano passado, no congresso da Confederaç­ão Africana solicitei apoios para a formação de juízes, cronometri­stas e treinadore­s. Felizmente fomos agraciados com o curso de treinadore­s. Eventualme­nte, depois será a vez dos juízes e cronometri­stas”, explicou.

A acção formativa, que acontece com a prelecção dos especialis­tas Daniel Leandro (português) e Glenda Letícia Aguiar (cabo-verdiana), conta com a supervisão do professor Bernardo Manuel, e é dirigida a técnicos, antigos praticante­s, professore­s de Educação Física e atletas no activo.

“Com excepção da Huíla, Namibe, Cuanza-Sul (cada com dois) e Luanda (três), cada associação provincial inscreveu um treinador. As que tiveram a liberdade de inscrever mais de um monitor fazem muito pela modal i dade, ao passo que as demais pouco ou nada têm feito nas provas nacionais”, desabafou Bernardo João.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola