Jornal de Angola

SIC apresenta dez supostos assaltante­s de banco

- César André

Os dez presumívei­s autores do assalto a uma agência do Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), ocorrido a 8 de Agosto, no município de Talatona, em Luanda, já foram detidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) e apresentad­os ontem pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional. Os dez indivíduos, suspeitos de terem roubado da agência bancária 60 milhões de kwanzas, com recurso a arma de fogo, estão entre 147 detidos apresentad­os ontem pela Polícia Nacional.

Os dez presumívei­s autores do assalto a uma agência do Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), ocorrido a 8 de Agosto, no município de Talatona, em Luanda, já foram detidos pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) e apresentad­os ontem pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

Os dez indivíduos, suspeitos de terem roubado da agência bancária 60 milhões de kwanzas, com recurso a arma de fogo, estão entre 147 cidadãos apresentad­os ontem e detidos numa operação realizada, entre 25 de Julho e 21 de Agosto, por efectivos da Polícia e do Serviço de Investigaç­ão Criminal.

O porta-voz da direcção provincial de Luanda do Serviço de Investigaç­ão Criminal, superinten­dente Fernando de Carvalho, informou à comunicaçã­o social que foram apreendido­s quatro viaturas, que estavam na posse dos dez presumívei­s assaltante­s à agência bancária. Também entre os detidos está um turco de 47 anos, estando indiciado por burla por defraudaçã­o. O estrangeir­o é acusado de ter recebido de quatro angolanos mais de 154 milhões de kwanzas para a compra de moeda estrangeir­a (euro ou dólar) no exterior do país.

A quantia terá sido depositada em períodos diferentes, em contas domiciliad­as em vários bancos comerciais e em nome de duas empresas e de pessoas singulares.

Também detido está um cidadão angolano, alegada- mente por ter feito cárcere privado, sendo a vítima um turco, por este ter recebido, através de depósitos bancários, 84 milhões para a compra de moeda estrangeir­a no exterior do país.

O SIC deteve, ainda, sete cidadãos, dos 28 aos 46 anos, acusados de homicídio voluntário, com arma de fogo, ocorrido a 4 de Junho de 2018, numa moradia, no bairro Canhanga, município de Belas. A vítima, identifica­da como Sabino Graciano, era o segurança da moradia.

No rol de detidos estão ainda três jovens, suspeitos da prática de homicídio voluntário, ocorrido a 20 de Julho via pública, no bairro Augusto Ngangula, tendo como vítima Justino Chitando, agente de segunda classe da Polícia Nacional. Na operação foram apreendido­s uma pistola “Star”, uma arma AKM, carregador­es, munições, um milhão e 250 mil kuanzas, duas botijas de gás de serviço de mecânica, dois pés de cabra, uma chave desmonta, um berbequim eléctrico de pressão, uma broca eléctrica, extensão eléctrica e outros materiais.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A província de Luanda está bem servida de agências do BAI
EDIÇÕES NOVEMBRO A província de Luanda está bem servida de agências do BAI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola