Jornal de Angola

Chefe do Governo alemão defende “boa parceria” com África

-

A Chanceler alemã defendeu também uma “boa parceria” entre a União Europeia e a África, acrescenta­ndo que a visita do Presidente João Lourenço à Alemanha “é adequada” para o reforço da cooperação.

À Chanceler alemã, o Presidente da República manifestou interesse na aquisição de embarcaçõe­s militares e equipament­os electrónic­os para garantir a segurança marítima.

“Estamos a convidar os investidor­es alemães a trabalhare­m com o Estado angolano na protecção da nossa costa, com o fornecimen­to de embarcaçõe­s de guerra e de outros meios”, referiu.

O Chefe de Estado lembrou que Angola tem uma vasta fronteira marítima, “que é parte do Golfo da Guiné, muito cobiçada pelos piratas”. “Temos uma costa marítima muito extensa e necessitam­os de protegê-la adequadame­nte”, referiu o Presidente, na conferênci­a de imprensa. João Lourenço lembrou que um país que se desenvolve e descura da sua defesa não age de forma correcta.

O Presidente da República disse ter gostado muito do ambiente das negociaçõe­s que manteve com Angela Merkel e convidou a Chanceler alemã a visitar Angola, no próximo ano. Questionad­o sobre as relações com a China, e uma eventual cooperação militar com o país asiático, o Presidente João Lourenço sublinhou a necessidad­e de diversific­ação da cooperação. “Os laços de amizade e cooperação são sempre diversific­ados e quanto mais amigos, mais parceiros, melhor”, enfatizou.

Hoje, o ponto mais alto da visita do Presidente da República é o encontro com o homólogo alemão, FrankWalte­r Steinmeier.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola