Jornal de Angola

FORMAÇÃO ACADÉMICA DEVE SER BENÉFICA À POPULAÇÃO

- Jaquelino Figueiredo | Soyo

A formação académica não deve limitar-se a meros actos formais de outorga de diplomas aos recémlicen­ciados, mas deve, antes, traduzir -se na aquisição de competênci­as capazes de garantir a qualidade de vida dos cidadãos em todos os sentidos, defendeu no Soyo, Zaire, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Maria do Rosário Bragança Sambo falava na cerimónia de outorga de diplomas aos 151 recém-licenciado­s da Escola Superior Politécnic­a do Zaire, no Soyo, realizada no campo multiuso da escola do primeiro ciclo local. “É preciso continuar a trabalhar na busca da qualidade e da excelência, porquanto a formação académica não deve limitar-se a meros actos formais. Quer dizer, cada licenciado não pode ficar fixado única e exclusivam­ente neste momento, orgulhando-se de ter apenas o canudo na mão. Deve, antes, traduzirse na aquisição de competênci­as, capazes de garantir a qualidade de vida em todos os sentidos”, encorajou.

O diploma, disse, não deve servir como mero meio de ostentação de um grau académico, mas constituir­se num trampolim para o desenvolvi­mento dos recém-licenciado­s, enquanto cidadãos e profission­ais capazes de contribuir para o engrandeci­mento do país. “Esperamos que, ao longo da vossa formação, as universida­des tenham sido capazes de imprimir em vós o espírito empreended­or, como um dos meios de criação de riqueza e bem-estar socioeconó­mico, passando pela profission­alização do diploma que recebem. E o mesmo não sirva como mero meio de ostentação de um grau académico, mas que represente o culminar de um esforço que foi feito pelas vossas famílias e por vós para constituir o trampolim para o vosso desenvolvi­mento enquanto cidadãos e profission­ais, capazes de contribuir para o engrandeci­mento do país”, acrescento­u.

Por seu turno, o governador do Zaire, José Joanes André, solicitou o aumento de mais cursos a nível da província, no sentido de permitir a diversific­ação de quadros que possam dar resposta aos desafios que se levantam ao processo de desenvolvi­mento da região. Para o efeito, Joanes André entregou à ministra do Ensino Superior um projecto para a construção de estruturas ligadas ao sector a nível da região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola