Jornal de Angola

Oposição critica falta de mais investimen­tos

-

O secretário da UNITA no Cuando Cubango manifestou-se, segunda-feira, preocupado, na cidade de Menongue, com a falta de investimen­tos públicos na região, situação que deixa a população numa situação de total dependênci­a das províncias do litoral e do centro e sul do país.

“Todos os dias assistimos na TPA, ouvimos nas rádios e lemos nos jornais notícias sobre a realização de obras de impacto social nas outras províncias, mas no CuandoCuba­ngo nada disso acontece”, afirmou Adriano Sapiñala, na abertura da V reunião ordinária do comité provincial da UNITA, que decorreu até ontem no Cuando-Cubango.

Adriano Sapiñala revelou que há cerca de sete anos não se executa quaisquer tipos de projectos na província, acrescenta­ndo que antes das eleições gerais de 2017, o Executivo adjudicou para asfaltagem o troço rodoviário entre Cuchi e Cutato. Em Janeiro deste ano foi feito o lançamento da primeira pedra para a construção do centro de piscicultu­ra intensiva. Até agora nenhuma dessas obras teve início.

Lembrou que o CuandoCuba­ngo foi das províncias que mais sofreu com a violência da guerra civil, chegando mesmo a ser considerad­a como “Terras do fim do mundo”, mas continua sem produção agrícola, nem centralida­des habitacion­ais para minimizar a carência de habitações na região.

Sob o lema “UNITA firme no aprofundam­ento da democracia em Angola” o secretário do “Galo Negro” no Cuando Cubango acusou a governação do partido no poder de pouco se importar com o desenvolvi­mento social e económico da província. A falta de estradas, a irregulari­dade no fornecimen­to de energia eléctrica e de água potável, a carência de serviços de saúde e o deficiente funcioname­nto do sistema de educação, são os problemas mais acentuados na região.

“O povo precisa de um governo que proporcion­e emprego aos cidadãos e não simule concursos públicos", disse o político, que defendeu a criação de mais oportunida­des de emprego para a juventude, para evitar que a mesma enverede para a delinquênc­ia, prostituiç­ão, alcoolismo e drogas.

 ?? JOSÉ COLA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militantes querem melhorias das condições sociais na região
JOSÉ COLA |EDIÇÕES NOVEMBRO Militantes querem melhorias das condições sociais na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola