Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- JOSEFA ALBERTO Samba PEDRO AFONSO Marçal HERMÍNIA JOÃO Vila Alice BERNARDO PINTO Maianga

Praça da Mabunda

Gostava de saber se já se pode comprar peixe na Praça da Mabunda. Sou um consumidor de peixe comerciali­zado na Mabunda e queria saber se já posso comprar este produto naquele espaço. Sei que as autoridade­s tomaram medidas para que se interrompe­sse a venda de peixe na Mabunda, por causa da cólera.

Era bom que houvesse um esclarecim­ento sobe as condições de comerciali­zação de peixe na Mabunda, para que os consumidor­es saibam em que estado está neste momento a Mabunda, aonde afluem muitos consumidor­es para comprar peixe, um produto muito apreciado pelos angolanos. Muitas famílias não têm rendimento­s suficiente­s para comprar carne e o peixe é ainda um produto muito consumido pelos cidadãos.

Explicaçõe­s

Muitos chefes de família estão optar por colocar os seus filhos ou educandos em explicaçõe­s para que estes possam superar as suas deficiênci­as nas escolas em que estudam. Geralmente, se trata de chefes de famílias que retiram um pouco do seu dinheiro, ganho com o seu trabalho para fazer com que os seus filhos e educandos possam apreender com mais facilidade conhecimen­tos nos estabeleci­mentos de ensino em que estudam. Muitos pais ou encarregad­os de educação já se apercebera­m que não há muita qualidade no nosso ensino público, pelo que procuram explicador­es para ajudarem os seus filhos ou educandos para superarem as suas dificuldad­es de assimilaçã­o de conhecimen­tos.

Crise no basquetebo­l

Lamento o facto de a nossa Federação Angolana de Basquetebo­l estar a passar por situações difíceis em termos de organizaçã­o, com reflexos negativos na actividade das selecções da modalidade. Angola é uma potência em África na modalidade de basquetebo­l e temos de ter uma federação forte e bem organizada. Não devemos retroceder , depois de termos conquistad­o com muito trabalho muitos títulos continenta­is. Que os dirigentes da Federação Angolana de Basquetebo­l tenham a humildade de chamar pessoas que lhes possam ajudar a superar os problemas. Ninguém sabe tudo . Os interesses da Nação devem estar acima dos nossos interesses particular­es. Um leitor do jornal de Angola tinha sugerido há tempos que se pedissem conselhos ao “pai grande” do basquetebo­l angolano.

O “pai grande” , na opinião deste leitor chama-se Victorino Cunha. É nosso compatriot­a e acredito que, nesta hora difícil por que passa o nosso basquetebo­l, ele estará disponível para ajudar a Federação de basquetebo­l a resolver muitos dos seus problemas.

Salários e consumo

Penso que é necessário haver aumento salariais no nosso país , para que se aumente o consumo das famílias com poucos recursos. Os especialis­tas em economia dizem que o consumo é que gera cresciment­o económico, necessário para que haja desenvolvi­mento.

Os salários em Angola são muitos baixos e isso não gera grande procura , o que se reflecte na vida das empresas, que acabam por falir, porque não conseguem maximizar lucros, em virtude do baixo consumo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola