Jornal de Angola

Tribunal inicia exame do pedido de impugnação

-

O Tribunal Constituci­onal do Zimbabwe começou ontem a examinar um pedido da oposição para impugnar a eleição do actual Presidente, Emmerson Mnangagwa.

O Movimento para a Mudança Democrátic­a (MDC) acusou a ZANU-PF, partido de Mnangagwa e no poder desde 1980, de ter manipulado a votação de 30 de Julho.

Numa sala lotada, com a presença de advogados das várias partes envolvidas no caso, o presidente do Tribunal da mais alta instância jurídica do Zimbabwe, Luke Malaba, abriu o debate definindo as condições de participaç­ão.

Localizada no centro de Harare, a sede do Tribunal Constituci­onal foi colocada sob um perímetro de segurança, com a presença de vários canhões de água da Polícia. Desde Novembro que Mnangagwa, um antigo amigo muito próximo de Mugabe, promete virar as costas ao seu regime autoritári­o e relançar a economia do país, à beira do colapso. A campanha ficou marcada por uma aparente e atípica ausência de violência e intimidaçã­o do poder aos adversário­s.

Mas, dois dias após as eleições, a intervençã­o perante as manifestaç­ões nas ruas de Harare provocou a morte de seis pessoas e reavivou os espectros do passado.

Segundo os especialis­tas, há poucas hipóteses de a decisão final ser favorável à oposição. “O veredicto deles é eminenteme­nte previsível, não há absolutame­nte hipótese nenhuma que os leve a invalidar os resultados da eleição”, afirmou à agência France Press o especialis­ta jurídico Derek Matyszak.

O Tribunal pode confirmar os resultados, invalidálo­s e pedir uma nova votação ou ordenar uma recontagem dos votos.

 ?? DR ?? Presidente do Tribunal Constituci­onal, Luke Malaba
DR Presidente do Tribunal Constituci­onal, Luke Malaba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola