Jornal de Angola

Falta de rigor endémica nos mercados africanos

-

Quatrocent­os e vinte e três amostras, ou 64 por cento das recolhas, revelaram-se próprias para consumo, mas 236, ou 36 por cento, eram impróprias, dando lugar a que 108 toneladas de produtos fossem retirados do mercado.

O frango e seus derivados lideram a lista dos produtos alimentare­s de maior risco, com uma representa­ção de 15 por cento do total detectado, seguidos da carne de vaca, com 14,

tradiciona­is de controlo de alimentos nos países africanos, explica o relatório do Lancoq, são caracteriz­ados por não disporem de legislação alimentar em concordânc­ia com os requisitos internacio­nais do Codex, sendo frequentem­ente inadequada­s, fragmentad­as e dispersas em vários estatutos e códigos, criando uma confusão evitável entre agentes de controlo dos alimentos, produtores e distribuid­ores.

No nosso país, está instituído o Comité Nacional para o Código Alimentar – Codex-Angola -, um organismo nacional multidisci­plinar encarregad­o de promover o cumpriment­o de normas e dos códigos de uso internacio­nalmente aceites, incentivar a criação de infraestru­turas de controlo da qualidade e estabelece­r a legislação nacional sobre os alimentos.

Outro problema é a falta de independên­cia das agências envolvidas na prevenção e na aplicação da legislação alimentar, o que resulta muitas vezes numa protecção insuficien­te do consumidor, práticas fraudulent­as e alimentos contaminad­os, bem como em rejeições das exportaçõe­s de alimentos da região.

O Lancoq nota que o consumo de alimentos contaminad­os e inapropria­dos causa transtorno­s negativos, originando a Mortalidad­e

 ??  ?? Os sistemas
Os sistemas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola