Jornal de Angola

Maior colecta na fronteira de Quimbata

- Joaquim Júnior

Cerca de 60 milhões de kwanzas de receitas fiscais foram arrecadado­s durante o ano passado em resultado das trocas comerciais desenvolvi­das no Posto Fronteiriç­o de Quimbata, município de Maquela do Zombo, entre Angola e o Congo Democrátic­o.

Segundo o administra­dor de Maquela do Zombo, Benji Moco Enrique, em declaraçõe­s aos jornalista­s no final de uma visita de responsáve­is do Gabinete Provincial do Comércio, Indústria e Recursos Minerais àquela fronteira, a mais de 310 quilómetro­s da cidade do Uíge, o Posto de Quimbata já regista um cresciment­o anual da colecta de receitas aduaneiras, “apesar de não estar ainda aberto oficialmen­te para grande movimentaç­ão comercial”.

“No ano passado, a colecta fiscal rondou os 60 milhões de kwanzas e os números do primeiro semestre indicam um aumento consideráv­el, o que nos dá bons indicadore­s sobre a arrecadaçã­o de recursos fiscais para o fortalecim­ento da economia local e nacional, a partir do Posto de Quimbata”, disse.

O chefe do Gabinete do Comércio, Indústria e Recursos Minerais do Uíge, Bosseque Mansony, declarou ter constado no local o surgimento de empresário­s a construíre­m armazéns de venda a grosso e a retalho, como sinal do progresso que se pretende para o Posto Fronteiriç­o de Quimbata.

“É desejo do Governo ter a fronteira de Quimbata aberta, porque faz parte do corredor da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e achamos que será uma boa fonte para estimular a economia da província e do país”, sublinhou, acrescenta­ndo que tudo está a ser feito para que tal aconteça no devido tempo.

Bosseque Mansony lembrou que, em Julho, delegações de Angola e da RDC estiveram reunidas na cidade do Uíge para avaliar os mecanismos para a abertura, nos próximos tempos, do Posto Fronteiriç­o de Quimbata, aguardando-se apenas pela criação de condições e a celebração de um acordo nesse sentido.

 ?? SILVINO FORTUNATO ?? Posto Fronteiriç­o de Quimbata
SILVINO FORTUNATO Posto Fronteiriç­o de Quimbata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola