Jornal de Angola

Festival de Zouk agendados para Baía de Luanda

- Roque Silva

As bandas Kassav e Livity regressam ao país, em Setembro, para actuarem num festival de zouk, marcado para os dias 15 e 16, na Baía de Luanda, com as melhores vozes das Antilhas, da Guiné, São Tomé e Príncipe e nacionais.

O Jornal de Angola soube, ontem, de fonte afecta à produtora Moments Eventos, que os Kassav, de Jacob Desvarieux, Jocelyne Béroard, Jean-Philippe Marthély, Georges Décimus e JeanClaude Naïmro, vão brindar os admiradore­s com o melhor do seu repertório e acompanhar outras vozes sonantes do zouk, integrados no projecto “Grand Mechant Zouk”.

Entre outros cantores, destacam-se Guilou Lafarge, Eric Brouta, Warren, Dédé Saint Prix, Princess Lover e Fanny J. O projecto foi apresentad­o em 2012, em Luanda, num concerto realizado na Cidadela.

Os Livity, liderados pelo extroverti­do Jorge Neto e o sensual e melódico Grace Évora, voltam a se juntar com Johnny Fonseca (guitarra solo), Roberto Matias (baixo) e Quino Cabral (teclista) para um "show" de sucessos dos álbuns “Livity” e “Rapaz Novo”, em que se notabiliza­ram os temas “Rosinha”, “Sem Ninguém”, “Felicidade”, “Que Bale”, “Dilo”, “Morena”, “Bia”, “Nha Lado” e “Livity”, esta última que constituiu o cartão de visita da banda.

A música angolana vai ser representa­da por Yola Semedo, Matias Damásio, Yuri da Cunha, Kyaku Kyadaff, Pérola, Nsoki, CEF, Edmázia Mayembe e Filho do Zua.

A banda guineense Tabanka Djaz, com 27 anos de carreira, faz parte do alinhament­o, além da dupla Calema e Yasmine, a nova sensação da música caboverdia­na, actua pela primeira vez no país.

ARTISTAS CLAMAM POR MAIS ESPAÇOS PARA EXPOSIÇÕES

O Instituto Angolano da Juventude e a Brigada Jovens das Artes Plásticas (BJAP) organiza, em Luanda, uma mostra na Galeria dos Desportos, patente até ao dia 31. A exposição visa celebrar o Dia Internacio­nal da Juventude, assinalado a 12 de Agosto, tendo os participan­tes apelado ao Governo a criação de mais espaços que permitam aos artistas exporem os trabalhos, dando a conhecer as suas capacidade­s criativas no domínio das artes plásticas. Participam 20 artistas, que pretendem contribuir para a integração social e cultural, assim como para o desenvolvi­mento do país.

CUNENE COORDENADO­R DE GRUPO ADVOGA TEATRO NAS ESCOLAS

A prática das artes cénicas como actividade extracurri­cular deve constar nos “curricula” das escolas públicas desde a iniciação até ao II ciclo, defendeu, ontem, em Ondjiva, o coordenado­r do grupo teatral “Olonguissi”, Jeremias Cangombe. Jeremias Cangombe afirmou que pode contribuir para a mudança de comportame­nto dos estudantes, por isso, advoga que haja uma disciplina de teatro nas escolas. Segundo o coordenado­r, o teatro permite, também, divulgar aspectos culturais de várias comunidade­s, transmitir mensagens para a prevenção de certas doenças bem como a valorizaçã­o de hábitos positivos.

TELENOVELA CONCLUÍDAS AS FILMAGENS DE “NOIVA DE LUCÍFER”

As filmagens da primeira temporada da telenovela “Noiva de Lucífer”, foram concluídas, no Lubango, pela produtora Visão e Organizaçã­o de Artistas Nacionais. O realizador, Person Pitra, informou que a telenovela conta com 20 capítulos e congrega 50 actores. O projecto visa despertar a sociedade sobre as conquistas materiais, que muitas vezes têm implicaçõe­s espirituai­s. “A noiva é uma jovem que depois de ser estuprada por três marginais acaba por entrar num mundo de vingança por sentir-se humilhada, sente-se sozinha e envergonha­da”, disse o realizador. O enredo junta drama e terror, e foi gravado no município da Chibia.

 ?? DR ?? Jocelyne é uma das cantoras mais conhecidas do “zouk”
DR Jocelyne é uma das cantoras mais conhecidas do “zouk”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola