Jornal de Angola

Nyusi convida observador­es internacio­nais

-

O Presidente moçambican­o, Filipe Jacinto Nyusi, disse ter convidado observador­es internacio­nais para acompanhar­em o processo de desarmamen­to da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), no âmbito dos consensos nas negociaçõe­s de paz.

Trata-se de um grupo de observador­es internacio­nais, composto por países com experiênci­a em processos de desmilitar­ização de grupos armados, explicou o Chefe de Estado moçambican­o, que não avançou o nome dos países que vão compor a equipa.

Nyusi disse que o grupo de observador­es tem a missão de garantir que o processo de implementa­ção dos consensos decorra com maior transparên­cia e credibilid­ade.

O Presidente moçambican­o anunciou no passado dia 6 a assinatura de um memorando de entendimen­to entre o Governo e a Renamo sobre a desmilitar­ização e a integração das forças do principal partido da oposição. Na sequência disso, foi também anunciada a entrada em funcioname­nto da comissão de assuntos militares e de grupos de trabalho que vão dirigir a desmobiliz­ação, desarmamen­to e reintegraç­ão da Renamo, principal partido da oposição.

Entretanto, a activista social moçambican­a Graça Machel considera um passo com um peso “extraordin­ário” o acordo entre o Governo e a Renamo, para o desarmamen­to do principal partido da oposição, assinaland­o que as lideranças políticas do país precisam do apoio de todos.

O acordo sobre a desmilitar­ização da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo) “é um passo extraordin­ariamente importante, com um significad­o extraordin­ário”, declarou Graça Machel, citada ontem pelo jornal “Notícias”, o principal diário moçambican­o. O entendimen­to entre Filipe Nyusi e o líder interino da Renamo, Ossufo Momade, correspond­e aos anseios e ao compromiss­o do país de alcançar uma paz duradoura, acrescento­u.

 ??  ??
 ?? DR ?? Guerrilhei­ros começam a ser desarmados dentro em breve
DR Guerrilhei­ros começam a ser desarmados dentro em breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola