Jornal de Angola

Moçambique dá prioridade à cooperação económica

- Adelina Inácio

O embaixador de Moçambique em Angola, Santos Álvaro, manifestou a vontade de aumentar as relações com Angola nos domínios económico, comercial e parlamenta­r.

“As trocas comerciais entre os dois países continuam aquém do desejado, por razões de conjuntura­s macroeconó­micas, tanto em Angola como em Moçambique”, disse o diplomata, à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O diplomata, que acredita na mudança deste cenário nos próximos anos, indicou que o sector económico é a área que deve ser melhorada no âmbito das relações entre Moçambique e Angola.

“Continuamo­s a melhorar as nossas relações de coope- ração que existem há longos anos e parto para Moçambique com o sentido de missão cumprida, porque tive as portas abertas e colaboraçã­o a todos os níveis desde o Legislativ­o, Executivo e Judicial”, disse.

Santos Álvaro falou do acordo de isenção de vistos assinado entre Angola e Moçambique para fomentar as relações comerciais e a livre circulação de pessoas. “Este acordo toca os dois povos, uma vez que as relações entre os dois países promovem a cultura, o intercâmbi­o desportivo e negócios”, salientou.

O diplomata adiantou que existem, entre Moçambique e Angola, outros programas de troca de experiênci­a em vários sectores e estão a ser implementa­dos.

Segundo o embaixador, as boas relações entre Angola e Moçambique permitiram a atribuição do nome do primeiro Presidente moçambican­o, Samora Machel, a uma rua de Luanda, em Talatona. Santos Álvaro, que terminou a sua missão, agradeceu o apoio do Parlamento na promoção das relações entre os dois países. Informou que muitos angolanos estão a formar-se em Moçambique.

 ?? SANTOS GARCIA ?? Embaixador apresentou cumpriment­os de despedida
SANTOS GARCIA Embaixador apresentou cumpriment­os de despedida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola