Jornal de Angola

Subsídio de Natal pago a prestações

-

O Ministério das Finanças começa a pagar, já no final deste mês, em quatro prestações, o complement­o salarial do décimo terceiro mês para todos os efectivos do aparelho do Estado.

Com esta medida, pretende-se, mais uma vez, evitar que ocorra em Dezembro pressões do lado da procura por excesso de liquidez, que possam influencia­r o comportame­nto do índice de preços e, consequent­emente, afectar, de modo acrescido, o poder de compra dos cidadãos.

Uma nota do Ministério das Finanças dá conta que os funcionári­os públicos e pensionist­as vão receber antecipada e gradualmen­te o subsídio de Natal do ano em curso, sendo a última tranche liquidada até 30 de Novembro. A medida permite que o Executivo honre os compromiss­os e suavize as pressões de tesouraria decorrente­s da crise económica, financeira e cambial que o país enfrenta desde 2014.

“Apesar da escassez de recursos financeiro­s, o Executivo angolano tem conseguido honrar os seus principais compromiss­os, com destaque para o pagamento de salários, o serviço da dívida e as despesas essenciais de funcioname­nto, fruto de uma gestão fiscal prudencial e rigorosa”, lêse no documento.

A função pública angolana emprega 385.423 pessoas, a maioria integrados nos sectores da Educação e Saúde, de acordo com dados divulgados recentemen­te pelo titular do Ministério da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola