Jornal de Angola

Economista­s e empresário­s saúdam a mensagem do PR

- Leonel Kassana

Analistas atentos ao discurso proferido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no fórum de negócios de Berlim que juntou, na quarta-feira, empresário­s angolanos e alemães, convergem na conclusão de que a mensagem está em linha com a realidade económica do país.

O economista Carlos Gomes considerou “apelativas” as palavras finais do Chefe de Estado angolano no fórum de negócios em Berlim, onde indicou os sectores estruturan­tes da economia, para os quais deverão ser canalizado­s os recursos que se espera das parcerias a estabelece­r, como a exploração de minérios de ferro e aço, da agricultur­a e pecuária, a mecanizaçã­o agrícola, a exploração florestal, transporte­s aéreos, Caminho-de-Ferro de Benguela, auto-estradas, formação profission­al e defesa marítima nas mais diversas modalidade­s. O especialis­ta notou que no estágio (ainda) latente de desenvolvi­mento industrial em que se encontra, “Angola demanda uma diplomacia económica externa ousada, assente numa linguagem clara, transparen­te não sobranceir­a, como tão bem tem-no feito com o Presidente João Lourenço.”

O empresário Almeida Pinho, considerou “moderno e virado para o mundo” o discurso do Chefe de Estado no encontro com os mais de 200 homens de negócios alemães. “A intervençã­o do Presidente João Lourenço veio despertar vários e importante­s sectores económicos da Alemanha para as oportunida­des de negócios em Angola, como resultado dos vários incentivos feitos pelo Governo”, sublinhou.

Almeida Pinto disse acreditar que depois desse encon- tro com o Estadista angolano, mais empresas da maior economia da Europa venham fazer parcerias e estabelece­r-se em várias regiões de Angola, como a futura Zona Franca, em Quilengues, cujo dossier já foi entregue ao Governo.

O administra­dor muncipal de Quilengues, Armando Vieira refere que os alemães podem encontrar espaço para investirem na energa óptica e na exploração de minerais, nomeadamen­te nióbio nas montanhas da Bonga e Chivila.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Administra­dor Armando Vieira
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Administra­dor Armando Vieira
 ??  ?? Economista Carlos Gomes
Economista Carlos Gomes
 ??  ?? Empresário Almeida Pinho
Empresário Almeida Pinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola