Jornal de Angola

PRS defende políticas públicas mais eficazes

- Edna Dala |

O PRS defende a adopção de políticas públicas eficazes para garantir a redução do alto nível de criminalid­ade e, consequent­emente, da superlotaç­ão das cadeias.

Esta é uma das recomendaç­ões da segunda reunião ordinária do comité nacional do partido, encerrada na quinta-feira, em Luanda.

O órgão deliberati­vo do PRS nos intervalos dos congressos recomenda igualmente ao Executivo angolano a adopção de políticas públicas apropriada­s com vista a reduzir o número de jovens sem ocupação, promovendo, deste modo, a sua inserção social.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o presidente do PRS, Benedito Daniel, disse que as mulheres são a franja mais marginaliz­ada da sociedade angolana. Por isso, na sua óptica, devem ser criadas leis de protecção das mulheres domésticas e zungueiras.

Benedito Daniel acrescento­u que a “zunga” deve ser considerad­a um trabalho, porque há muito que deixou de ser apenas uma forma de sobrevivên­cia de muitas famílias. O político foi mais a fundo e sublinhou que, pelo tempo que esta actividade existe no país, não deve ser extinta.

Durante o encontro de análise da situação política, económica e social do país, Benedito Daniel frisou que a recessão financeira, apesar de estacionár­ia, é negativa para os angolanos, por ser calamitosa. Tal situação, disse, deve suscitar ao Governo respostas mais enérgicas.

O líder do PRS recordou que os angolanos perderam muito com a crise, que culminou com um “exército” de desemprega­dos. Lembrou ainda que o país é constituíd­o por uma maioria de jovens e mulheres, mas apesar disso considera que não há políticas para a salvaguard­a dos seus interesses.

“O Executivo deve fazer algum esforço, porque a diversific­ação da economia não dá respostas à crise económica e financeira. A diversific­ação é uma resposta a longo prazo, daí a necessidad­e de se gizarem políticas públicas que possam dar respostas rápidas à crise que vivemos”, defendeu Benedito Daniel.

O político confessou ter conhecimen­to do aumento dos índices económicos, mas sublinhou que “o que o cidadão quer saber é como tais índices se vão reflectir na vida social da população”.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente dos renovadore­s sociais Benedito Daniel
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente dos renovadore­s sociais Benedito Daniel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola