Jornal de Angola

Bobi Wine é formalment­e acusado de crime de traição

-

O deputado Robert Kyagulanyi, que também é conhecido pelo nome artístico de “Bobi Wine” no mundo da música, acaba de ser formalment­e acusado por um tribunal militar do Uganda do crime de “traição” depois de ter sido detido há mais de uma semana na sequência de um ataque à pedrada contra uma caravana automóvel onde seguia o Presidente Youweri Museveni.

Além desta acusação, o político e músico responde a outras de posse ilegal de armas de fogo e de desobediên­cia às forças da ordem. Ainda ontem, à porta do tribunal militar onde foi formulada a acusação, manifestan­tes queimaram pneus e bloquearam várias ruas. Mas, na verdade, os protestos em todo o país começaram na semana passada para exigir a libertação dos políticos detidos, incluindo de “Bobi Wine”.

A tensão política agravouse depois de o motorista do político e músico ter sido morto na sequência de uma acção de campanha pacífica. Nessa altura, o político escreveu no Twitter que o Governo estava a tentar matá-lo. Segundo o gabinete presidenci­al, a escolta de Museveni foi apedrejada, tendo as forças de segurança reagido para proteger o presidente.

Os deputados da oposição e dezenas de outras pessoas foram detidos pouco depois por suspeita de participaç­ão no alegado ataque. Dois dos deputados foram espancados durante a detenção, de acordo com familiares e políticos que os visitaram. Museveni está no poder desde 1986 e é acusado pelos críticos de reprimir a oposição por meio de intimidaçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola