Jornal de Angola

O gerador gigante

- Luciano Rocha

Luanda, além dos obstáculos naturais, tem os causados pelo desleixo, egoísmo, como vias e passeios mal tratados, vendedores de tudo e mais alguma coisa, buracos, caminhos tapados com fios, pedregulho­s, correntes, não precisa de mais.

Tudo fruto da incúria dos que, em vários sectores, têm a obrigação de zelar pela cidade e de quem a habita, mas, igualmente, dos militantes do “quero, posso e mando” acobertado­s pela impunidade que continua até quando? - a fazer lei.

O caso do enorme gerador, tão grande ou maior que do de muitas casas, instalado na Rua do 1º Congresso do MPLA, à direita de quem sobe, em frente a um dos edifícios da Sonangol, é exemplo do que escrevemos. O espaço público foi afectado, com prejuízo de automobili­stas e peões. Quem o colocou ali, por ordem, autorizaçã­o e para servir quem? Perguntas que não devem ser de resposta difícil se quem de direito estiver interessad­o nelas.

O caso não é, infelizmen­te, insólito, embora este, pelo tamanho do obstáculo, localizaçã­o, transtorno­s causados a peões e automobili­stas, ganhe contornos de descaramen­to, egoísmo e, acentue-se, impunidade. Já se pensou o que era cada um de nós seguir o exemplo?

Luanda já tem obstáculos naturais que cheguem, à espera, muitos deles, que os atenuem, não precisa que lhe criem mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola