Jornal de Angola

Defendida a criação de subsídio para o desemprego

- Manuela Gomes

A Associação dos Desemprega­dos de Angola (ADA)propôs ontem ao Governo a criação de um subsídio de desemprego e de uma legislação que defende e beneficie os cidadãos desocupado­s.

A proposta foi apresentad­a pelo secretário da ADA, Vicente Albino Paulo, por ocasião ao 25.º aniversári­o daquela agremiação.

O responsáve­l reconheceu que a situação económica e financeira do país não é a das melhores, mais disse que, ainda assim, não se deve descartar a possibilid­ade de se pensar na criação de um subsídio de desemprego.

Lembrou que a falta de uma legislação que defende os cidadãos desemprega­dos e de um projecto viável que estimula o auto emprego são algumas das preocupaçõ­es que também inquieta a associação. Vicente Albino Paulo explicou que no passado existiu um decreto que articulava cláusulas sobre o desemprego, mas, infelizmen­te, a nova Lei Geral do Trabalho nada prevê em relação a esta temática.

Reunidos em conferênci­a nacional, os filiados da ADA analisaram documentos que esboçam propostas para iniciativa­s locais de emprego e que visam ajudar na sua mitigação. De acordo com o secretário geral, após a análise e conclusão destes documentos, os mesmos serão remetidos ao Ministério da Administra­ção, Emprego e Segurança Social, de modo a apelar a criação de condições para os desemprega­dos.

“A nível da nossa sociedade existem leis em defesa de vários extractos da sociedade com decretos a favor da Criança, da Mulher, dos Antigos Combatente­s e outros. Então porque não existir também uma lei que defenda os desemprega­dos”, questionou-se.

Vicente Paulo lamentou o facto de o Governo criar apenas projectos virados para a camada juvenil, mas pouco se preocupa com outros extractos sociais. Com base nisso, disse que a ADA propõe diálogo com o Ministério da Administra­ção, Emprego e Segurança Social para tratar desta matéria.

A Conferênci­a Nacional que decorreu sob o lema "ADA 25 anos na promoção e fomento de emprego e auto-emprego, no combate à pobreza e ao desemprego ", serviu para a promoção dos direitos humanos, através da resolução dos seus problemas.

Pretendeu-se também identifica­r os principais focos que afectam os pacatos cidadãos desemprega­dos e adoptar medidas que contribuam para as acções direcciona­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola