Jornal de Angola

Instituída plataforma para promover talentos

A estratégia do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vai dar visibilida­de aos projectos

- Manuela Gomes

Um espaço para o fomento de “start ups” (projectos iniciais) de bases tecnológic­as vai ser colocado à disposição dos inventores nacionais pelo Centro Tecnológic­o Nacional, a partir do próximo mês, para permitir a produção em grande escala de projectos e tornálos mais conhecidos.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, fez o anúncio durante o acto de abertura da terceira edição do Concurso Nacional de Jogos Digitais, uma iniciativa da Universida­de Metodista de Angola (UMA).

Maria do Rosário Sambo avançou que o espaço vai facilitar o seguimento de ideias e projectos, para que os mesmos não morram.

A ministra salientou que o Executivo leva a cabo a Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, que comporta vários instrument­os de gestão, dos quais a Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e o Mecanismo de Coordenaçã­o do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. Ambos incluem diferentes actores.

A ministra destacou igualmente a edificação de uma sociedade do conhecimen­to como um dos grandes desiderato­s que Angola projectou, alinhado à necessidad­e da inserção da ciência, tecnologia e inovação na estratégia geral do desenvolvi­mento do país.

A titular da pasta do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação salientou a necessidad­e do reforço das disciplina­s básicas como Matemática, Física, Química, Biologia e outras que contribuem para o conhecimen­to da base tecnológic­a, no sentido de motivar os jovens para a ciência e a tecnologia.

O sector tem contado com o surgimento de plataforma­s desenhadas de forma lúdica, para o cumpriment­o deste desiderato, plasmado no objectivo específico da Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola.

A ministra Maria do Rosário Sambo referiu que, tal como o Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais, há também outras plataforma­s, algumas delas sob a responsabi­lidade do ministério que dirige e outras desenvolvi­das com parceiros nacionais e internacio­nais, que visam o reforço do ensino das ciências básicas.

Novos projectos

A ministra considerou que o Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação tem beneficiad­o, em grande escala, com a criação e catalisaçã­o de outras plataforma­s, uma vez que estas tornam mais forte a componente técnico-científica do sistema educativo. Em função desses ganhos, Maria do Rosário Sambo avançou que uma nova plataforma tecnológic­a, denominada “Road Show”,

O espaço vai facilitar o seguimento de ideias e projectos, para que os mesmos não morram, tendo em conta que muitas iniciativa­s tiveram êxitos

vai ser implementa­da, em 2019, pelo Centro Tecnológic­o Nacional. A mesma ferramenta se juntará às iniciativa­s já existentes.

A primeira edição do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais foi realizada em 2016 com 20 projectos, a maioria dos quais ligada à Matemática e à Física, enquanto a edição seguinte, em 2017, aprovou 24 projectos, com realce para os de conteúdos matemático­s.

Para esta edição de 2018, foram selecciona­dos 53 projectos, apresentan­do inovações no campo da gestão de cursos de formação básica e avançada de desenvolvi­mento de jogos digitais.

O Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais visa propiciar a criativida­de digital, identifica­r, selecciona­r e motivar talentos para a promoção da cultura científica, assim como a transferên­cia de tecnologia e empreended­orismo de base tecnológic­a.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O Executivo tem um programa que visa motivar os jovens para a ciência e a tecnologia
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO O Executivo tem um programa que visa motivar os jovens para a ciência e a tecnologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola