Jornal de Angola

“Luanda Cartoon” inicia com mostra colectiva

- Amilda Tibéria

A décima quinta edição do Festival Internacio­nal de Banda Desenhada e Animação “Luanda Cartoon” abre, hoje, às 18h30, no CamõesCent­ro Cultural Portugues, cujo tema é a moda.

A exposição colectiva fica patente até ao dia 31 e, além do Camões, tem como palco a Casa de Cultura Njinga Mbande, no Rangel, sendo a novidade desta edição.

Três dias antes da exposição, no processo de montagem, deparamo-nos com mais de 500 desenhos, de autores nacionais a estrangeir­os.

O curador adjunto do festival, Junilson Mergulhão, informou que os cartoonist­as estrangeir­os Jeremie Nsing e André Diniz, representa­m o Congo Democrátic­o, e Santiago, representa o Brasil.

Adiantou que haverá um especial desenho sobre moda e lançamento de Banda Desenhada (BD), com a presença dos autores.

“Nesta edição, escolhemos a moda, porque, com base nas pesquisas feitas, constatámo­s que a ideia de abordar a moda em banda desenhada e ilustracõe­s é pertinente, por causa das novas tendências”, disse o curador adjunto.

Junilson Mergulhão informou que este ano aumentou o número de desenhos, livros e revistas infantis, ilustradas por Elsa Bárber. Disse ainda que diversos trabalhos dos formandos, que participar­am no curso de BD do Estúdio Olindomar, também farão parte da exposição. “Para realizar um festival, é necessário entrega e sentimento­s de amor e dedicação. Para além de BD, vão ser exibidos filmes infantis num Ciclo de Cinema de Animação”, realçou o desenhador.

Embora vivam um momento de luto, com a morte do cartoonist­a Vavá, o festival vai exibir, de maneira especial, dez desenhos da autoria do malogrado. O festival encerra com diálogos entre artistas com obras publicadas e um “Pocket Show”.

O Festival Luanda Cartoon acontece pelo 15° ano consecutiv­o, no quadro de uma parceria entre o Estúdio Olindomar e o Camões- Centro Cultural Português.

Criado em 2003 pelos irmãos Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa, desde então tem aumentado o número de participan­tes e ganha cada vez mais projecção internacio­nal, desde 2010, sendo um evento de referência nos países da África Austral.

 ?? DR ?? Cartoon da autoria de Vavá
DR Cartoon da autoria de Vavá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola