Jornal de Angola

Equipas militares disputam o troféu

- António Cristóvão

Desportivo da Huíla e 1º de Agosto defrontam-se, neste domingo, às 15h00, no Estádio de São Filipe, na final do Campeonato Nacional de futebol Sub-20, que decorre desde dia 11 deste mês na província de Benguela.

Depois de o conjunto do Rio Seco ter sido afastado na primeira fase da edição anterior da prova, na cidade de Cabinda, pretende reconquist­ar o troféu perdido há um ano diante de um “outsider” nesta etapa da competição.

Um duelo “militariza­do”, numa final inédita, em que o favoritism­o recai teoricamen­te para a formação da capital, mas que pode ser contrariad­o pelo moralizado conjunto da Região Sul.

No primeiro turno da competição, o 1º de Agosto venceu o Desportivo da Huíla, por 3-0, no Estádio do Buraco, na cidade do Lobito, para a primeira jornada do Grupo C. Um resultado que a agremiação da província quer se desforrar, para levantar a taça no final da contenda.

Na fase preliminar, os militares do Rio Seco tiveram o melhor ataque e defesa da compita, com 21 tentos apontados, sem consentir golos, ao passo que os confrades da Huíla marcaram nove e sofreram sete.

A equipa do Rio Seco foi a primeira classifica­da da Série C, com 12 pontos, ao passo que a formação da Huíla ocupou a terceira posição com seis. Os militares da Região Sul chegaram aos quartos-de-final por serem um dos três melhores da primeira fase do campeonato.

Para chegar à final, o Desportivo da Huíla derrotou ontem o Petro de Luanda, após a marcação de grandes penalidade­s, por 4-5, no Estádio de São Filipe, depois de empate sem golos no tempo regulament­ar, num desafio marcado pelo equilíbrio, com evidentes problemas de finalizaçã­o dos contendore­s.

O 1º de Agosto, por seu turno, suou bastante para vencer o 1º de Maio de Benguela, por 1-0, no segundo desafio das meias-finais. Edson marcou o tento do triunfo na etapa complement­ar.

Amanhã, às 9h00, no Estádio Edelfride Palhares da Costa “Miau”, 1º de Maio e Petro de Luanda defrontams­e para a decisão do terceiro lugar. A partida opõe os “proletário­s”, segundos da Série C, com nove pontos, aos tricolores do Catetão (1º da B, também com nove).

Os anfitriões apontaram 20 golos no primeiro turno da prova e sofreram três, enquanto os forasteiro­s marcaram cinco e “permitiram” um. A competição foi disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, repartida em três séries.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola