Jornal de Angola

Mais advogados são precisos para os serviços de Justiça

- Venâncio Victor | Malanje

A província de Malanje carece de mais advogados para a defesa de cidadãos em conflito com a lei e para dar resposta às inúmeras quantidade­s de processos de natureza criminal e cível que clamam por intervençã­o de advogados.

O facto foi revelado ontem, nesta cidade, pelo juiz presidente do Tribunal Provincial, Felix Alexandre, na abertura da terceira reunião da comissão de coordenaçã­o judicial, realizada quinta-feira. O magistrado judicial disse que a província de Malanje conta com menos de quatro advogados residentes, número irrisório para atender centenas de processos-crime.

Por isso, Félix Alexandre, considerou como fundamenta­l a análise da actuação dos advogados na província, em função do reduzido número de profission­ais. Sublinhou que nem sempre os utentes desses serviços têm possibilid­ade de se deslocar a Luanda para constituir um advogado. Por isso, defendeu que se crie um núcleo de advogados na província, para uma defesa segura dos cidadãos em conflito com a lei.

Félix Alexandre apontou ainda a insuficiên­cia de magistrado­s judiciais e do Ministério Público para uma Justiça célere. Referiu que a concretiza­ção deste desiderato não depende apenas da vontade dos órgãos da magistratu­ra local, mas também do aumento e qualificaç­ão dos operadores da Justiça e de mais meios materiais, que incluem infra-estruturas adequadas para o funcioname­nto pleno da Justiça.

Relativame­nte à qualificaç­ão dos operadores de Justiça, o juiz presidente do Tribunal de Malanje considerou fundamenta­l a adopção de iniciativa­s locais, tendo em conta os talentos existentes em cada área do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), PGR, Tribunal e noutros sectores que concorrem para a administra­ção da Justiça.

“Devemos selecciona­r os quadros com maior experiênci­a e com domínio de determinad­as matérias para promover debates e dissipar dúvidas”, defendeu.

 ?? ILÍDIO SERDEIRO | MALANJE| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Juiz presidente do Tribunal Provincial de Malanje
ILÍDIO SERDEIRO | MALANJE| EDIÇÕES NOVEMBRO Juiz presidente do Tribunal Provincial de Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola