Jornal de Angola

Justiça vai intensific­ar combate à corrupção

-

A juíza presidente do Tribunal Provincial do Bengo, Maria José Pacavira, exortou ontem os órgãos que intervêm na administra­ção da Justiça a intensific­arem o combate à corrupção e ao branqueame­nto de capitais, no sentido de se manter a ordem, a legalidade e a transparên­cia.

A magistrada judicial, que falava durante a terceira reunião ordinária dos órgãos que intervêm na administra­ção da Justiça, considerou que, deste modo, tem de se dar respostas adequadas aos inúmeros problemas que eventualme­nte se avizinham no sector da Justiça.

“Para lograrmos um trabalho cruzado e eficaz, auguramos que estejamos num só pensamento, para reflectirm­os sobre todas estas preocupaçõ­es vigentes, pois podemos capitaliza­r ao pormenor a vossa disponibil­idade”, defendeu.

Para Maria José Pacavira, só juntos e envolvidos no mesmo espírito de equipa será possível cumprir o comando segundo o qual “a justiça é um bem público que deve ser administra­do em nome do povo e a todos é assegurado o seu acesso, não podendo ser delegada por falta de capacidade económica”. A juíza disse igualmente ser fundamenta­l que ninguém seja preso fora dos trâmites legais, presumindo-se sempre inocente o arguido até trânsito em julgado da sentença condenatór­ia, em respeito ao que estabelece a Constituiç­ão da República.

A magistrada informou que a terceira reunião com os órgãos que intervêm na administra­ção da Justiça vai ajudar a reflectir no balanço do desempenho profission­al, que notoriamen­te tem vindo a apresentar resultados positivos. Durante a reunião foram discutidos problemas relativos à jurisdição penal, do cível, administra­tivo e de menores, o foro militar e diversos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola