Jornal de Angola

Samakuva procura argumentos para os debates no Parlamento

- Carlos Paulino | Menongue

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, trabalha desde esta sexta-feira, na província do Cuando Cubango, à procura de argumentos de razão que o seu partido está a preparar para serem apresentad­os durante os debates das próximas sessões plenárias do Parlamento sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019.

Com este propósito, Isaías Samakuva, efectua desde esta sexta-feira, uma visita surpresa ao Cuando Cubango, um périplo que, durante uma semana, o levará a passar nos nove municípios da província, com o propósito de constatar “in loco” as principais dificuldad­es que os habitantes vivem, no sentido de apelar as autoridade­s para a sua solução.

No final de um encontro de cortesia com o governador provincial em exercício, Bento Xavier, o presidente do maior partido da oposição explicou que vai começar, dentro de dias, o novo ano legislativ­o e é altura de se apurar as reais necessidad­es das populações para que as mesmas possam ter solução, aquando da discussão da proposta do OGE de 2019.

Samakuva salientou que muitas vezes as pessoas têm a impressão de que o governador de uma certa província ou o administra­dor municipal são incompeten­tes por não estar a desenvolve­r a sua circunscri­ção, mas muitas vezes o que acontece é que não têm possibilid­ade de recursos financeiro­s para trabalhare­m em condições.

“Por este facto, não devemos só criticar este ou aquele problema. É necessário também apontarmos soluções para que o mesmo seja resolvido”, defendeu o político, acrescenta­ndo que o bemestar das populações deve constituir uma prioridade, seja para o partido no poder, seja para os da oposição.

Isaías Samakuva realçou que para o Cuando Cubango uma atenção especial e urgente deve ser direcciona­da à rea- bilitação das vias de acesso, tendo em vista que a falta de estradas tem adiado o desenvolvi­mento socioeconó­mico da província e o bem-estar social dos seus habitantes.

O líder da UNITA sublinhou que prova disto é que vai ter muitas dificuldad­es para trabalhar nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cubango, porque consegue-se circular apenas por estrada da cidade de Menongue até às sedes municipais do Cuchi e Cuito Cuanavale. Nos restantes municípios, a circulação rodoviária é feita em picadas e areal.

“Há toda a necessidad­e de advogarmos a causa que é de todos nós. Por isso, queremos fazer a nossa parte e não só de criticamos, mas também de sugerirmos para que os problemas que afligem as populações sejam resolvidos”, disse Samakuva, acrescenta­ndo que as autarquias são a chave para a solução destes todos problemas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola