Jornal de Angola

Antigos combatente­s têm novo subsídio

-

Os antigos combatente­s da Guiné-Bissau terão aumentos nas pensões de reforma a partir do fim deste mês, anunciou quinta-feira o primeiromi­nistro, Aristides Gomes, à margem de uma reunião com os ex-militares na presença do Chefe do Estado.

Os veteranos, conhecidos no país por antigos combatente­s da liberdade da pátria, foram pedir explicaçõe­s ao primeiro-ministro, numa conversa que fizeram questão que fosse testemunha­da pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, sobre o facto de as suas pensões de reforma não terem sido aumentadas como ocorreu com o resto dos funcionári­os públicos.

Na quarta-feira, um grupo de veteranos realizou um protesto em frente ao Palácio da Presidênci­a, numa altura em que José Mário Vaz se preparava para sair para um encontro com as chefias militares.

Na reunião, o primeiromi­nistro Aristides Gomes explicou aos veteranos que os reajustes nas pensões vão ser recebidos a partir do mês de Outubro, com retroactiv­os em relação a Setembro.

Aristides Gomes pediu compreensã­o aos veteranos e criticou o facto de um grupo deles ter invadido, na quartafeir­a, o ministério que os tutela para reivindica­r aumentos nas pensões de reforma e de invalidez.

Aristides Gomes anunciou a abertura de um inquérito para apurar responsabi­lidades. “Não podemos permitir que haja ultraje à autoridade do Estado por via da força”, afirmou o primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Paulo Mendes, presidente da Associação dos Combatente­s da Liberdade da Pátria, disse terem ficado esclarecid­os os atrasos nos reajustes das pensões e mostrou-se tranquilo quanto aos inquéritos sobre os incidentes no Ministério.

Um dos maiores desafios das autoridade­s da GuinéBissa­u é garantir estabilida­de política e social no país, tendo em vista as próximas eleições legislativ­as agendadas para 18 de Novembro. O Governo desenvolve esforços para o registo dos eleitores contando com a ajuda da comunidade internacio­nal.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola