Jornal de Angola

Mike Pence acusa China de ingerência política

-

O Vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez ontem as mais graves acusações da actual Administra­ção da Casa Branca contra a China, ao dizer que Pequim regride nas liberdades e insiste na “ingerência política” para afastar o Presidente Donald Trump.

O número dois do Governo dos Estados Unidos retomou o discurso das acusações emitidas nas últimas semanas por diversos membros da administra­ção, em particular por Donald Trump no discurso da semana passada no Conselho de Segurança da ONU. E confirmou uma ofensiva generaliza­da contra Pequim em plena guerra comercial.

“A China desencadeo­u um esforço sem precedente­s para influencia­r a opinião pública americana, às eleições” legislativ­as de Novembro, “e o ambiente que vai conduzir à eleição presidenci­al de 2020”, denunciou perante o Hudson Institute, um círculo de reflexão conservado­r de Washington.

“A China imiscui-se na democracia americana” “para dizer as coisas de forma abrupta, a liderança do Presidente Trump funciona: a China pretende um Presidente americano diferente”, argumentou.

De passagem, Mike Pence também considerou que a ingerência russa na política norte-americana “é pouca coisa em comparação com o que a China faz por todo os Estados Unidos.”

A ingerência russa destinada a beneficiar uma vitória de Donald Trump nas presidenci­ais de 2016 está no centro de um inquérito federal do procurador Robert Mueller, que também tenta determinar se existiu conluio entre Moscovo e a equipa de campanha do candidato republican­o.

O Vice-Presidente dos EUA detalhou estas acusações, assegurand­o que se apoiam em parte em invenções das agências de informaçõe­s.

Segundo Pence, as autoridade­s chinesas, que “tentam explorar as divisões entre os níveis federal e local”.

 ?? DR ?? Vice-Presidente confirmou a guerra comercial contra Pequim
DR Vice-Presidente confirmou a guerra comercial contra Pequim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola