Jornal de Angola

Moscovo alvo de duras críticas do Ocidente

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os britânico acusou ontem a inteligênc­ia militar russa de fazer ciberataqu­es contra instituiçõ­es políticas, desportiva­s, empresa e meios de comunicaçã­o de todo o mundo.

“Este tipo de comportame­nto demonstra o desejo [russo] de operar sem levar em conta o direito internacio­nal ou as normas estabeleci­das”, disse Jeremy Hunt, num comunicado.

O ministro britânico afirmou ainda que Moscovo age com um sentido de “impunidade e sem considerar as consequênc­ias.”

Os chefes das secretas europeias, principalm­ente os serviços secretos britânico e alemão, têm vindo a acusar a Rússia como a principal fonte de ameaças híbridas à Europa, citando as tentativas de manipulaçã­o de eleições, roubo de dados sensíveis e de um golpe em Montenegro, além do envenename­nto de um antigo espião russo com um agente neurotóxic­o que o Reino Unido atribui à Rússia.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os da Rússia alertou os Estados Unidos que, devido às acusações a Moscovo sobre crimes cibernétic­os, podem estar a criar tensão entre as duas superpotên­cias nucleares.

Sergei Ryabkov afirmou, na quinta-feira, que os norteameri­canos estão a tomar um “caminho perigoso ao incitarem deliberada­mente as tensões nas relações” entre a Rússia e os EUA, acrescenta­ndo ainda que os países europeus, aliados dos EUA, também deverem repensar sobre as falsas alegações.

Ryabkov considerou insustentá­veis as acusações dos governos do Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola