Jornal de Angola

Metade do combustíve­l é armazenado no mar

-

Metade dos 700 mil metros cúbicos de derivados de petróleo disponívei­s em Angola está armazenada em reservatór­ios flutuantes, em vez dos stocks em terra, um mecanismo mais eficaz para minimizaçã­o de custos, disse ontem uma fonte do sector.

O director-geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleos (IRDP), Manuel Ferreira, disse citado ontem pela agência de notícias Lusa que a entrada de novos operadores no sector de logística destes produtos, entre eles a Sonangalp e a Pumangol, poderá ser uma das medidas para que os ‘stocks’ em terra possam aumentar, por ser mais barato.

O responsáve­l, que falava à imprensa no final de uma visita de trabalho às instalaçõe­s da base logística da Pumangol, nos arredores de Luanda, referiu que, para reverter actual situação, o IRDP está a trabalhar com os operadores a Sonangol e a Pumangol para transforma­r o stock flutuante em armazenage­m em terra, visando a minimizaçã­o de custos.

Segundo o director, os operadores estão “plenamente de acordo” com a medida para a concretiza­ção do objectivo.

Quanto à entrada de novos operadores no segmento de logística, Manuel Ferreira disse que o sector está a trabalhar na proposta de revisão do actual quadro jurídico, que dá exclusivid­ade a Sonangol Logística para desenvolve­r esta actividade, para que outros actores, como a Pumangol e a luso-angolana Sonangalp, também exerçam a mesma função.

Decorrem negociaçõe­s com a Sonangol e a Pumangol para transforma­r o stock flutuante em armazenage­m em terra, para minimizar os custos, esperando-se um acordo

Acrescento­u que a Pumangol tem uma capacidade média de armazenar 265 mil metros cúbicos de gasóleo, mais de mil de gasolina e 40 mil de Jetfuel.

A companhia possui 78 postos de abastecime­nto em Angola, o que representa 8,00 do total, sendo responsáve­l de cerca de 21 por cento da fatia do mercado retalhista de derivados de petróleo, empregando 400 trabalhado­res a nível nacional e criando cinco mil postos de trabalho indirecto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola