Jornal de Angola

Despachant­es aliviados com introdução do DC

Documento de Cobrança poupa tempo e deslocaçõe­s às Repartiçõe­s Fiscais

-

substitui o DLI e DAR, que serão extintos do sistema tributário angolano. A actualizaç­ão do sistema está a ser feita de forma gradual e progressiv­a nas diferentes Repartiçõe­s Fiscais e Postos de Atendiment­o Fiscal de todo o território angolano.

O DLI e o DAR vão coexistir com o DC, mantendo o formato, ao longo de um período de tempo não determinad­o pela AGT, trazendo apenas uma alteração na impressão, que passa a ser efectuada em papel comum e a preto e branco.

O DC tem como vantagens a desmateria­lização dos processos, maior segurança e redução do número de formulário­s que era imposto pelo sistema nacional tributário.

O novo documento é definido como um formulário digital que, além de apresentar um formato diferente, integra elementos de segurança e campos mais completos de informação, como por exemplo, a origem do facto tributário - a transacção -, a província e o município onde é gerada a receita.

O Novo documento é produzido no momento da liquidação do imposto em qualquer Repartição Fiscal ou no Portal do Contribuin­te e serve de comprovati­vo do pagamento de tributos.

Numa primeira fase, o DC está apenas disponível nas Repartiçõe­s Fiscais que utilizam o Sistema Integrado de Gestão Tributária, o que coloca a necessidad­e da coexistênc­ia com o DLI e o DAR por um período de tempo ainda por fixar.

 ?? ANGOP ?? Pedro Benquengue lidera a Câmara dos Despachant­es Oficiais
ANGOP Pedro Benquengue lidera a Câmara dos Despachant­es Oficiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola