Jornal de Angola

Tribunal pede à Interpol para trazer ex-marido da jornalista

- Kilssia Ferreira

Um mandado de captura internacio­nal será emitido em breve pelas autoridade­s judiciária­s angolanas, com o apoio da Interpool, para trazer a tribunal o cidadão José Francisco Quipanda, arrolado no “Caso Beatriz Fernandes”, como declarante na condição de ex-marido da malograda jornalista.

A juíza do Tribunal Municipal de Viana, que acompanha o caso, deu a conhecer ontem, que emitiu um despacho em que orienta o Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), a accionar a intervençã­o da Organizaçã­o Internacio­nal de Polícia Criminal (Interpol), no sentido de trazer sob custódia, o declarante José Francisco Quipanda, ex-marido da vítima Beatriz Fernandes.

O Jornal de Angola apurou junto da irmã da malograda que José Francisco Quipanda encontra-se em Inglaterra, na companhia dos dois filhos menores do casal, tendo seguido viagem para aquele país europeu, dias após o célebre caso que chocou o país, em Outubro de 2017.

A fonte do Jornal de Angola alega que o ex-marido de Beatriz Fernandes viajou para Inglaterra "sem dar nenhuma explicação à família", argumentan­do que todos os esforços feitos no sentido de o contactar por via telefónica redundaram “em fracasso até à presente data”.

O advogado da família da malograda jornalista da TPA disse ao Jornal de Angola que desde o início do julgamento, que decorre no Tribunal Municipal de Viana, e que já vai na quinta audiência, o ex-marido de Beatriz Fernandes já foi notificado três vezes, não marcou presença, mas apenas limitouse a justificar a sua ausência, em pelo menos uma sessão do julgamento.

A audiência de ontem previa ouvir também o co-réu solto, Neto Nzinga, que não se fez presente na sessão, alegadamen­te por se encontrar internado numa unidade hospitalar da capital do país, conforme justificaç­ão apresentad­a pelo seu advogado.

Em função desta situação, a juíza de causa exigiu ao advogado do co-réu solto Neto Nzinga, a apresentaç­ão de prova documental, no prazo de cinco dias, que atesta o internamen­to do mesmo.

A nova sessão de julgamento ficou marcada para o dia 24 do mês corrente, prevendo-se nesta data as presenças do declarante José Francisco Quipanda, ex-marido de Beatriz Fernandes, e do co-réu Neto Nzinga.

Durante as cinco sessões de julgamento, foram já ouvidos onze elementos acusados do duplo homicídio em que foram vítimas Beatriz Fernandes e Jomance Muxito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola