Jornal de Angola

Artista Guilherme Mampuya participa na Expo-Macau

-

O artista Guilherme Mampuya participa na 10ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, a Expo Macau 2018, em representa­ção de Angola, a ter lugar em Macau, a partir de terça-feira, no edifício do antigo tribunal, numa organizaçã­o do Secretaria­do Permanente do Fórum de Macau.

Além de espectácul­os de música, dança e teatro, de vários países da lusofonia e não só, Guilherme Mampuya apresenta uma exposição individual de pintura, intitulada “Somos Estrelas” na Galeria de Exposições da avenida da Praia. Nesta mostra, o artista serve-se das doze figuras zodíacas, pintadas e compostas em 12 painéis em acrílico, para questionar a actuação dos homens no cosmo e por via disso tentar definir estratégia­s para manter o equilíbrio do universo.

A exposição do angolano é inaugurada no dia 13 do corrente mês e vai fazer-se acompanhar da colaborado­ra artística e gestora do Atelier Guilherme Mampuya, Celeste Mampuya. Com o foco virado no seu principal objectivo de promover o desenvolvi­mento e prosperida­de mútua, nas mais variadas facetas, entre a China e os países de língua portuguesa, a semana cultural conta agora com dez anos de história.

“Somos Estrelas é uma alegoria, um apelo desesperad­o do universo aos humanos para colocarem as suas acções em uníssono com o equilíbrio cósmico. O efeito estufa é uma das consequênc­ias das práticas dos homens que têm de ser revertidas para salvar o planeta da seca extrema e das inundações”, disse o artista.

Mampuya viajou por mais de 30 exposições individuai­s e colectivas, tanto no país como no estrangeir­o. Foi galardoado com o prémio Ens’Arte em 2008 e há dois anos que é proprietár­io da galeria homónima situada no Zango Zero, em Luanda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola