Jornal de Angola

Polícia tem dez suspeitos de assassinar um autarca

-

O Serviço Nacional de Investigaç­ão Criminal (Sernic) da Polícia moçambican­a anunciou que há dez suspeitos no caso do homicídio, há um ano, de Mahamudo Amurane, presidente do Conselho Municipal de Nampula, principal cidade do Norte do país.

A informação foi prestada um dia antes de se completar um ano sobre o homicídio e nas vésperas da realização de eleições autárquica­s, sem que até agora tenham sido conhecidos os desenvolvi­mentos obtidos na investigaç­ão.

Os dez indiciados aguardam pelo desenrolar do processo para saber se vão ser acusados ou não pelo Ministério Público e estão em liberdade, referiu Leonardo Simbine, chefe do Departamen­to de Relações Públicas do Sernic, em conferênci­a de imprensa. A polícia de investigaç­ão remeteu recentemen­te o processo para a Procurador­ia-Geral de Nampula, acrescento­u.

O porta-voz do Sernic referiu igualmente que há membros seniores do Movimento Democrátic­o de Moçambique (MDM) entre os dez indiciados pelo assassinat­o de Mahamudo Amurane, que na altura estava em ruptura com o partido ao qual pertencia.

O porta-voz do Sernic acrescento­u que a investigaç­ão tem em conta ameaças que alguns membros do partido haviam proferido contra Amurane, informaçõe­s divulgadas agora pela polícia de investigaç­ão numa altura em que decorre a campanha eleitoral autárquica, com eleições marcadas para dia 10 de Outubro.

Questionad­o pelos jornalista­s sobre a oportunida­de da divulgação das informaçõe­s, tendo em conta o momento político, Leonardo Simbine referiu ser “coincidênc­ia”.

Mahamudo Amurane tinha 44 anos e estava acompanhad­o, no rés-do-chão da sua casa, quando a 4 de Outubro de 2017 um homem se aproximou e disparou. O autarca ainda foi transporta­do para uma unidade de saúde de Nampula, mas viria a falecer ao fim do dia – no feriado em que Moçambique celebra o aniversári­o dos Acordos de Paz de 1992.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola