Jornal de Angola

Votação com participaç­ão inédita em São Tomé

-

As eleições em São Tomé e Príncipe registaram uma afluência inédita, disse ontem o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Ambrósio Quaresma, que estimou uma participaç­ão entre 60 e 70 por cento.

“Nunca vimos. Falei com os coordenado­res em todos os distritos e da região autónoma do Príncipe e dizemme que se chegaram a formar filas de cento e tal pessoas”, referiu, comentando que “as pessoas estavam um bocado aborrecida­s com a demora para votar, mas que cumpriram a ordem de chegada”.

Em Guadalupe, distrito de Lobata (a cerca de 12 quilómetro­sdacapital­são-tomense), a Polícia teve necessidad­e de intervir, disparando tiros para o ar, “porque houve uma enchente de pessoas e os ânimos começaram a exaltarse”, referiu.

As autoridade­s disseram que, após a hora do fecho das mesas de voto, às 18H00 (mesma hora em Luanda), iam ser distribuíd­as senhas aos eleitores que estavam nos locais de voto à espera da vez.

Ambrósio Quaresma manifestou satisfação pela elevada taxa de participaç­ão: “essa afluência revela que o povo realmente compreende­u que é ele que exerce a sua soberania política”.

Nas legislativ­as de 2014, em que a Acção Democrátic­a Independen­te (ADI) venceu com maioria absoluta (33 deputados em 55), registou-se uma abstenção de 28 por cento.

Ambrósio Quaresma afirmou que as eleições legislativ­as e autárquica­s e regional na ilha do Príncipe decorreram “com normalidad­e”, registando-se apenas uma mesa de voto fechada, na roça Rosema, distrito de Lembá (noroeste do país), devido a uma “barricada” da população, que reclama “água, estrada e energia”.

 ?? DR ?? Mais de 90 mil são-tomenses foram ontem às urnas
DR Mais de 90 mil são-tomenses foram ontem às urnas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola