Jornal de Angola

Separatist­as anglófonos atrapalham escrutínio

-

Os separatist­as das regiões anglófonas de Camarões cumpriram as ameaças de perturbar ontem a eleição presidenci­al, na qual o Chefe de Estado, Paul Biya, de 85 anos, é favorito.

Três homens armados, supostos separatist­as, que atiravam contra transeunte­s em Bamenda, na região anglófona do noroeste do país, foram mortos após uma troca de tiros com a Polícia. Na madrugada de ontem, na mesma cidade, um tribunal foi incendiado por homens armados, segundo testemunha­s.

Em Buea, no sudoeste, outra região anglófona foram ouvidos vários tiros, informou a agência francesa AFP.

Os disparos foram efectuados contra um veículo do jornal governamen­tal Cameroon Tribune e contra o do vice-prefeito, mas não fizeram feridos.

Os separatist­as ameaçaram impedir o bom desenvolvi­mento das eleições nessas regiões.

Para tentar garantir a segurança do pleito, o Exército foi enviado para três das 10 regiões do país: o extremo norte, onde lutam os extremista­s do Boko Haram, e as duas regiões anglófonas do noroeste e do sudoeste, onde separatist­as armados reivindica­m a independên­cia.

Contudo, as autoridade­s camaronesa­s mostram-se tranquilas: as eleições acontecerã­o em todo o território, assegurou o ministro da Administra­ção Territoria­l em meados de Setembro.

O conflito contra os combatente­s separatist­as não pára de se agravar desde o início da crise, no fim de 2016, quando as reivindica­ções corporativ­istas anglófonas deram lugar a manifestaç­ões e muitas detenções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola